Economia
Esse desconto é real? Como verificar preços na Black Friday 2021
Comparar preços antes de fechar uma compra é uma das maneiras de garantir que o desconto oferecido pela empresa é verdadeiro.
A Black Friday 2021 ocorre na próxima sexta-feira, 26, mas muitos consumidores já estão de olho nos preços dos produtos que desejam. Todos os anos, é muito comum o surgimento de reclamações sobre falsas promoções e descontos prometidos por algumas empresas.
Veja mais: 31 Modelos de veículos isentos do IPVA em 2022
Para evitar cair em uma cilada, uma dica é comparar preços e ficar atento a valores muito baixos. Confira algumas dicas para aproveitar os descontos da Black Friday com mais segurança.
Compare preços
Uma prática muito comum entre as empresas é aumentar os preços de certos produtos pouco antes do evento, para depois voltar ao original na data certa e anunciar como promoção. O jeito mais fácil de ter certeza de que o desconto é verdadeiro é comparar e consultar os valores em ferramentas de monitoramento de preços.
Os principais sites desse segmento são: Buscapé, ConfieAqui, JáCotei, Pelando, Proteste e Zoom.
Desconfie de preços muito baixos
Se você já está de olho em um produto específico, é mais fácil saber quando o desconto parece bom demais. Muitas empresas anunciam promoções com itens abaixo do preço praticado no mercado para cometer fraudes, então desconfie desses valores “milagrosos”.
Leia mais: Em 2022, salário mínimo deverá ter o maior reajuste dos últimos 6 anos
Verifique as formas de pagamento e frete
Outra prática recorrente é quando a loja anuncia um preço atrativo, mas não informa de maneira clara que existem requisitos para garantir aquele desconto. Alguns exemplos disso são o pagamento à vista, que geralmente sai mais barato, e o cashback.
O ideal é verificar as condições disponíveis em todas as formas de pagamento antes de fechar a compra. Isso também impede surpresas na hora de calcular o frete e descobrir que ele custa mais que o próprio produto.
Escolha empresas confiáveis
Na época da Black Friday, milhões de golpistas aproveitam a animação dos consumidores para criar sites falsos. Esse tipo de esquema pode ser evitado com uma pesquisa prévia em plataformas como Proteste e Reclame Aqui.
Também é importante verificar se o site tem o “https” antes do “www”, se há erros gramaticais e se o ícone de cadeado está presente na barra de endereço. Esses são alguns pontos que mostram que a loja é confiável.
Prefira comprar online
A última dica para economizar na Black Friday é dar preferência para as lojas online. Nesse tipo de compra, o cliente tem direito a se arrepender da transação em até sete dias, sem nenhum ônus. O chamado direito de arrependimento evita muita dor de cabeça, especialmente em épocas de promoções.

-
Economia1 dia atrás
Tarifa de 50% dos EUA deve aumentar ou reduzir os preços no Brasil?
-
Economia19 horas atrás
Bolsa Família mudou! Entenda as novas regras e como elas afetam o benefício
-
Agronegócio1 dia atrás
Qual o salário de um piloto de drone agrícola? Conheça a carreira que está bombando
-
Política2 dias atrás
Parlamento de Portugal cria nova força policial para controle de imigração
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Se o feriado cair no sábado, posso folgar depois? Veja o que diz a lei
-
Finanças2 dias atrás
Brasileiros deixam R$ 50 bilhões sem saque no FGTS; como saber quem tem direito?
-
Tecnologia16 horas atrás
Celular na tomada a noite toda faz mal? Veja o que pode (ou não) danificar a bateria
-
Economia22 horas atrás
China vive revolução digital dos pagamentos e ilustra futuro sem dinheiro em espécie