Automobilística
Está com o pé na estrada? Tenha uma viagem tranquila seguindo estas dicas
Se você está pensando em viajar nesse final de ano, preste atenção nestas dicas de segurança e viaje com mais tranquilidade.
Essa é uma época onde muitas pessoas pegam as estradas para visitar familiares ou, até mesmo, para relaxar em outra cidade ou estado. Porém, são nestes dias de festa que, infelizmente, acontecem os acidentes de trânsito.
A alta taxa de acidentes nesta época do ano se dá por conta de uma mistura de fatores, como a pressa para chegar no destino, desatenção e, até mesmo, por conta da junção de bebidas alcóolicas com a direção.
Por isso, é importante ficar duas vezes mais atento na hora de viajar, pois o trânsito costuma estar mais perigoso nessa data. Além disso, estar a par das mudanças na lei de trânsito faz com infrações possam ser evitadas.
Uma novidade, no entanto, é que agora não é mais preciso estar em porte da carteira de motorista, pois agora existem outras formas dos agentes de trânsito verificaram se os condutores são habilitados, como o aplicativo no celular, por meio da CNH Digital.
Fique de olho na revisão
A primeira coisa a dar atenção antes de viajar deve ser a revisão do veículo, que pode evitar diversos acidentes. Mesmo que a viagem seja de última hora, é preferível atrasar um pouco a chegada do que o pior acontecer.
Tão importante é a revisão, que algumas empresas já estão se mobilizando para dar um incentivo à população. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de Porto Alegre, está agendando revisões gratuitas para carros e motos da capital.
Para participar, é preciso agendar com bastante antecedência, mas no final de cada revisão é emitido um termo que detalha tudo que precisa de reparação.
Mudanças nas leis de trânsito
Em abril de 2021, a Lei 14.071/2020 entrou em vigor, obrigando os motoristas a ascenderem a luz DRL nas rodovias fora do perímetro urbano, sem necessidade da luz diurna. Porém, quem não possui esse tipo de luz esquipada, deve andar com os faróis ligados.
Outra mudança na lei diz respeito ao transporte de criança. Aquelas com menos de 10 anos de idade e com menos de 1,45 m de altura não podem ser levadas no banco da frente, precisam utilizar a cadeirinha, assento de elevação ou, se maiores, o dispositivo de retenção.
Crianças menores de dez anos de idade também não podem ser transportadas em motocicletas, ou aquelas crianças que possuem mais de dez anos de idade e não conseguem cuidar de sua própria segurança.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira