Conecte-se conosco

Saúde

Este curioso óleo pode causar queda de cabelo; Confira!

De acordo com estudo realizado pelo Dr. Bing Li, o óleo de peixe pode causar calvície. A seguir, confira mais informações!

Publicado

em

queda de cabelo

O consumo de alimentos e suplementos podem afetar o nosso corpo positivamente ou negativamente dependendo da quantidade e da qualidade do insumo. Recentemente, um estudo identificou que uma pessoa com uma dieta rica em óleo de peixe pode ter uma frequente queda de cabelo.

O óleo de peixe é utilizado como ingrediente principal para a constituição de complementos como o famoso ômega-3. De fato, estudos anteriores afirmaram que o ácido graxo, presente no óleo de peixe, promove no nosso corpo uma série de benefícios.

Nesse sentido, os benefícios da ingestão de óleo de peixe estão relacionados com a sua capacidade anti-inflamatória, da redução da pressão arterial, da regulação dos triglicerídeos, entre outros. 

Contudo, uma pesquisa realizada com ratos de laboratório feita pelo Dr. Bing Li apontou que o óleo de peixe pode causar calvície. O objetivo inicial de sua pesquisa era descobrir qual gordura seria capaz de causar o crescimento de tumores cancerígenos. 

Diante desse objetivo, o pesquisador optou pela seguinte metodologia. Foram divididos três grupos de camundongos que foram alimentados de maneira diferente. Um grupo foi alimentado com óleo de peixe, outro com óleo de palma e o último alimentado normalmente. 

Com o passar do tempo, o pesquisador pode perceber que os camundongos alimentados com a dieta do óleo de peixe começaram a perder pelos nas costas. Diante dessa observação, o Dr. Bing aprofundou seus estudos. 

Através da fluorescência, o pesquisador observou o caminho da gordura pelo corpo dos ratos e assim ele descobriu que ômega-3 acumula na pele deles. Quando o óleo se aloja na derme, uma resposta de citocinas ativa o sistema imunológico. 

Posteriormente, foi observado que os macrófagos se deslocaram para a derme e o organismo TNF-a, ocasiona a morte das células foliculares fazendo com que o cabelo caia.

Por fim, no caso dos humanos, ainda não se sabe se o mesmo mecanismo ocorre no nosso organismo ao consumir muito óleo de peixe. No entanto, aguardamos pesquisas futuras para responder essa questão.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS