Saúde
Estes são os benefícios do INSS para quem sofre de linfedema
As causas dessa doença podem afastar o trabalhador das atividades diárias, por isso existem benefícios que são concedidos pelo INSS.
O linfedema acontece pelo bloqueio do fluxo no sistema linfático, acarretando diversas impossibilidades para a pessoa que carrega a doença. Uma das causas mais comuns é o inchaço, influenciado pelo bloqueio dos linfos, resultando em retenção de líquido no corpo humano.
Essa é uma doença identificada como crônica, podendo afetar a pessoa de forma progressiva, chegando a impactar a com deformações pelo corpo. Sendo assim, para quem possui a doença e tem dificuldades em manter as atividades laborais, ou ocorre a realocação de acordo com suas possibilidades ou simplesmente sugere-se o afastamento. Por isso a pessoa que que tem linfedema pode ter direito a alguns benefícios previdenciários. Saiba mais:
Sintomas e tratamento do linfedema
Geralmente a pessoa descobre a doença pelo inchaço que ocorre. Por causa disso, o paciente pode sentir desconfortos na parte do corpo acometida pela doença. Existem outros sintomas que também são indicativos de linfedema:
- Sensação de aperto causada pelo inchaço ao fazer uso de peças de roupa que entram em contato com a região afetada
- Dificuldade para movimentar o local
- Sensação de peso no local afetado
- Grande incômodo, dor ou formigamento onde a doença está localizada
Para tratar este tipo de doença, é preciso ter algumas informações em mente: não existe processo de cura e, se não cuidar corretamente, o linfedema poderá evoluir de forma significativa. Assim que o médico especialista indicar a causa, será preciso controlar a doença e tratar com fisioterapeuta e angiologista.
O que é preciso para controlar a doença?
- Drenagem linfática (massagem específica)
- Terapia com meias de compressão e bandagens
- Exercícios que movimentem os miolinfocinéticos
O trabalhador com linfedema tem direito a benefícios por incapacidade?
Por se tratar de uma doença que torna o trabalhador incapacitado para as atividades diárias, o contribuinte tem direito à aposentadoria por invalidez e ao auxílio-doença. Para isso, existe alguns requisitos:
- Aposentadoria por invalidez
Agora é conhecida como auxílio por incapacidade permanente e é uma forma de beneficiar o trabalhador que está incapacitado e que é vinculado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Será preciso que o trabalhador comprove, por meio da perícia do INSS, que está incapacitado para o serviço, além de possuir a qualidade do segurado e cumprir com a carência de 12 meses.
- Auxílio doença
O nome deste auxílio também mudou: passou a ser o auxílio por incapacidade temporária. O benefício é garantido pelo INSS para o trabalhador que está enfrentando algum tipo de doença ou que tenha se acidentado, precisando estar fora do trabalho de forma temporária.
Será preciso constar a necessidade do afastamento temporário por meio de laudo, exames e consultas, possuir qualidade de segurado e cumprir a carência de 12 meses.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF21 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia17 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas13 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver