Mundo
Estresse parental: Licença dos sonhos se torna realidade! Descubra qual país!
O estresse do dia a dia, junto a ter que chegar em casa e lidar com os afazeres e os filhos, é, com certeza, merecedor de uma licença. Saiba mais sobre o assunto.
O estresse do dia a dia, muitas vezes, já é o suficiente para que cheguemos exaustos em casa. São responsabilidades, deveres e afazeres que tomam nossos pensamentos.
Para os trabalhadores que são pais, a situação é ainda pior. Não basta o estresse diário do trabalho, ainda é necessário respirar fundo e lidar com os pequenos seres em fase de formação, que precisam de auxílio e atenção.
O estresse físico e o cansaço mental acabam por drenar toda a saúde do trabalhador que é pai. Imagine que sonho seria se a empresa oferecesse uma licença para pais estressados conseguirem descansar? Isso é realidade em um país europeu, então, talvez seja a hora de arrumar as malas e se mudar para a Alemanha.
No Brasil, quando se fica doente, é necessário ir até o hospital, onde você conseguirá alguns dias de licença do trabalho por meio de um atestado. Na Alemanha, o sistema é parecido também para os pais mentalmente drenados.
Isso graças ao chamado “Kur”. Assim como a licença médica, o Kur precisa ser autorizado por um profissional da saúde, que irá analisar a situação na qual esse pai ou mãe se encontra.
Caso seja necessário a licença, todos os custos serão arcados, desde refeições, creches para as crianças e até mesmo terapia. Tudo será arcado por uma espécie de seguro.
Essa medida, além de promover que os pais sejam capazes de cuidar de sua saúde, também permite a prevenção de distúrbios causados pelo estresse.
Dessa forma, os pais são capazes de tratar problemas de saúde, como insônia, ansiedade, entre outros problemas mentais, graças à licença. Dessa maneira, deve-se entender que o estresse crônico, principalmente por parte daqueles trabalhadores que são pais, precisa ser visto e merece tratamento.
Na Alemanha, diversos pais que conseguiram a licença “Kur” se encaminharam para spas dedicados a eles. Inclusive, cônjuges e filhos podem até mesmo acompanhá-los nesses espaços.
Essa iniciativa do país europeu é vista positivamente e demonstra que é eficiente no que diz respeito à qualidade de vida dos cidadãos e trabalhadores.
As clínicas dedicadas aos pais que tiram a licença afirmam que a procura tem aumentado. Segundo dados da organização sem fins lucrativos Deutsches Müttergenesungswerk, são cerca de 70 clínicas do tipo que relatam sobrecarga.
Isso pode ser causado por efeitos tardios trazidos pela pandemia da covid-19, que fez com que todos ao redor do mundo tivessem que se isolar para o bem maior.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política12 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo6 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco