Conecte-se conosco

Saúde

Estresse: um dos maiores males atuais pode ser contagioso

Estudos indicam que o estresse, responsável por problemas físicos e mentais, pode passar de uma pessoa para outra. Entenda como isso ocorre.

Publicado

em

Um dos maiores males da sociedade atual, o estresse, é responsável por diversos problemas físicos e mentais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem dados que relacionam o crescimento do número de infartos em jovens por conta do estresse. O mundo moderno nos deixa sempre inquietos e ansiosos, resultado de um imediatismo em tudo que fazemos.

A Síndrome de Burnout, doença relacionada à sobrecarga no trabalho, acontece quando ocorre estafa física e mental devido aos excessos e exageros, principalmente por cobranças que sofremos e autocobranças, que exigimos de nós mesmos em busca de resultados mais rápidos.

E recentemente isso ficou ainda mais complicado. Isso porque pesquisas indicam que o estresse pode ser contagioso. Mas como isso se daria?

De acordo com cientistas, a presença constante de pessoas com alto nível de estresse em nosso dia a dia pode causar certa transferência de inquietação para as demais pessoas.

De acordo com uma nova pesquisa, publicada no jornal acadêmico Psychoneuroendocrinology, os níveis de cortisol de pessoas na presença de alguém com altos níveis de estresse também ficam elevados.

Esse sentimento de inquietação frente ao estresse e à inquietação de outras pessoas é chamado de “estresse empático” e pode ser mais forte e evidente quando as pessoas estressadas são pessoas por quem nutrimos algum sentimento mais forte, pessoas que queremos bem e amamos.

Evolutivamente, a comunicação não verbal pode ser o que nos torna suscetíveis a absorver os sentimentos de outra pessoa por meio da preocupação.

O estresse pode afetar nosso organismo como um todo, sendo gatilho para diversas doenças físicas e mentais, e esse é mais um motivo para não ignorar o estresse e procurar por ajuda.

O acompanhamento psicossocial pode ser crucial para a saúde de quem sofre com estresse e ajuda, como consequência, a evitar maiores riscos de sofrer com doenças relacionadas ao coração, como hipertensão e até mesmo diminuir o risco de sofrer um infarto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS