Saúde
Estudo realizado por cientistas chineses revela um dado chocante sobre o consumo excessivo de refrigerante
Uma pesquisa realizada no exterior revelou alguns dos efeitos inéditos que o refrigerante pode ter na saúde masculina.
Quem não gosta de tomar um copo de refrigerante bem geladinho? Pode-se dizer que quase todo mundo. Nesse sentido, como o consumo dessa bebida está cada dia mais popular, também cresce a preocupação dos médicos e cientistas quanto aos efeitos dela em relação à saúde.
Em vista disso, uma pesquisa realizada por cientistas chineses descobriu um dado interessante sobre a ação do refrigerante na fertilidade masculina, que surpreenderá muita gente.
O trabalho foi baseado em testes realizados com animais, observando o comportamento de alguns grupos selecionados de camundongos machos. Dessa forma, percebeu-se que a substância pode fazer os níveis de testosterona subirem, causando um crescimento anormal dos testículos.
O trabalho foi veiculado pela revista Acta Endocrinol e utilizou ao todo mais de 100 ratinhos para realizar testes pelo período de 15 dias. Os refrigerantes oferecidos para as cobaias por sua vez, variavam entre Coca-Cola e Pepsi.
Enquanto isso, um pequeno grupo de camundongos de controle tinha acesso somente à água pura, sem qualquer aditivo. Por fim, os testes constataram que a porcentagem alimentada com refrigerante estava com os testículos maiores.
E não foi apenas isso, também houve um aumento nos níveis de hormônio masculino no sangue dos animais que consumiram os itens industrializados. Assim, os cientistas concluíram que altas doses desses produtos podem causar um aumento significativo nos genitais, pelo menos nos casos dos animais observados.
Porém, os efeitos dessa situação ao longo prazo ainda são desconhecidos, havendo para tal a necessidade de conduzir mais estudos e testes adicionais para compreender melhor o quadro.
Consumir refrigerante em excesso pode prejudicar a saúde
Não há problema em beber refrigerante com moderação, a preocupação encontra-se quando o consumo é diário e sem controle. Ou seja, excessivo. Médicos alertam que esses produtos possuem algumas substâncias que podem causar severos danos para a saúde.
Dentre esses males podemos citar, colesterol alto, obesidade, câncer, diabete, úlcera estomacal, problemas cardíacos, hipertensão, entre outros, lembrando que ninguém está dizendo que o referido item não pode ser apreciado, apenas que isso deve ser feito de maneira controlada.
Além disso, trabalhos acadêmicos anteriores revelam que o “refri nosso de cada dia” possui impacto negativo na fertilidade feminina. Experiências feitas novamente com camundongos constataram que a bebida gaseificada pode causar diminuição dos ovários, órgãos importantes para a fecundação.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística23 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia12 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”