Conecte-se conosco

Economia

Estudo revela que a hora do dia influencia na aprovação de empréstimos

Pesquisa feita na Universidade de Cambridge mostra que o momento do dia pode afetar a resposta do banco para pedidos de empréstimo.

Publicado

em

Pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram 26.501 pedidos de empréstimo recebidos por 30 funcionários de um grande banco da Inglaterra para determinar se a hora do dia pode influenciar na aprovação. A conclusão publicada na revista científica Royal Society Open Science mostrou que sim, a probabilidade de aprovação é maior em alguns horários.

Segundo o estudo, os gerentes de bancos estão mais inclinados a aprovar solicitações feitas durante a manhã e no meio da tarde. O foco da análise foram os ‘pedidos de reestruturação’, ou seja, quando cliente quer ajustar parcelas e um empréstimo já existente.

Em contrapartida, os empréstimos solicitados em horários mais próximos do almoço e da volta para o trabalho têm maior probabilidade de serem negados. O motivo é a chamada “fadiga de decisão”, um cansaço que faz com que a pessoa tome a decisão que irá gerar menos problemas e tarefas, como recusar o pedido nesse caso.

Os pesquisadores calculam que o banco poderia ter arrecadado cerca de 500 mil dólares adicionais em pagamentos de empréstimos caso todas as respostas dos gerentes tivessem sido dadas no início da manhã.

Na hora de tomar uma decisão, o gerente pesa a saúde financeira do solicitante com o risco de inadimplência apresentado por ele. Mesmo assim, renegociar um empréstimo ainda é mais vantajoso para a instituição, já que apesar de resultar na perda das condições originais de pagamento, reduz as perdas em relação a um abandono total da dívida.

Leia mais: MEI: Quem tem nome sujo consegue pedir empréstimo?

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS