Conecte-se conosco

Tecnologia

Evite para não ter problema! Veja 7 hábitos que esquentam o carregador do celular

Publicado

em

Carregador

Essenciais para o funcionamento de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e notebooks, os carregadores também precisam de atenção e cuidados especiais.  

Com certa frequência, usuários reclamam de superaquecimento desses equipamentos e mal sabem eles que alguns hábitos de rotina podem estar por trás dessa situação.  

A depender da maneira como você os utiliza, pode acarretar uma série de danos ao desempenho e funcionamento dos carregadores. Preste atenção nas linhas abaixo. Vamos mostrar sete hábitos que esquentam e comprometem a vida útil desses equipamentos.  

É melhor evitar esses hábitos

1) Carregar em locais inadequados

É melhor não deixar o carregador sobre superfícies como tecidos, almofadas ou cobertores, porque isso impede a dissipação adequada do calor durante a carga. O certo é optar por superfícies planas, firmes e não inflamáveis.  

2) Cobrir o carregador durante o uso

Acontece, às vezes, de as pessoas utilizarem capas nos carregadores ou encobri-los com tecidos durante o uso, puramente por questões estéticas ou de conforto. Isso, no entanto, é prejudicial ao equipamento, pois restringe o fluxo do ar e promove o superaquecimento.

3) Usar carregadores falsos

Optar por produtos desconhecidos ou de baixa qualidade não é uma boa ideia. Além das chances de superaquecimento, aumenta também a insegurança. Usar carregador original ou de marcas conhecidas é regra básica para garantir qualidade e proteção.

4) Carregar em locais de temperatura elevada

Expor o carregador e o celular a altas temperaturas ou com ação direta da luz solar não é aconselhável. Isso aumenta consideravelmente o risco de superaquecimento. Carregue sempre em locais frescos e arejados.

5) Utilizar extensões  

Outro aspecto que pode esquentar o carregador é o uso de extensões. O melhor jeito de evitar esse problema é conectando o equipamento diretamente na tomada. Em caso de superaquecimento, as extensões ampliam ainda mais o risco, podendo, inclusive, gerar incêndios.

6) Usar o celular enquanto ele está carregando

Com certeza, você já fez uso do celular enquanto ele estava carregando. Saiba que essa prática gera um aumento na carga de energia e pode acarretar o superaquecimento não só do carregador, mas também do smartphone.  

7) Deixar carregador na tomada após completar a carga

Manter o equipamento conectado a tomada, mesmo após o uso e completude da carga do celular, pode gerar calor em excesso. Alguns modelos novos possuem mecanismos de proteção para interromper o fluxo de energia, nesse tipo de caso, mas é sempre bom retirá-los da tomada para evitar qualquer risco.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS