Conecte-se conosco

Saúde

Existe radiação na banana e na castanha-do-pará? Entenda a relação

Alguns alimentos contêm certa quantidade de radiação, mas isso pode fazer mal a quem os ingere?

Publicado

em

De pronto, é bom deixar claro que a quantidade de radiação presente nesses alimentos é muito pouca para fazer mal às pessoas que os consomem no dia a dia e não deve, por isso, causar preocupação. Porém, para compreender a fundo o porquê desses alimentos possuírem radiação, é preciso entender como esses frutos são contaminados com elementos radioativos.

Existem três maneiras comuns disso acontecer. Uma delas, e a mais comum, é por absorção desses elementos do solo, já que suas raízes acabam absorvendo os chamados radionuclídeos.

Outra maneira disso acontecer é por bioacumulação, pois os animais acabam ingerindo alimentos, plantas ou até mesmo água com material radioativo. Por último, também pode acontecer por deposição, já que, pelo ar, as partículas acabam sendo depositadas em cima das culturas onde são cultivados esses alimentos.

No entanto, esse material que é absorvido pelos alimentos não é em quantidade preocupante, visto que, se levarmos em conta a quantidade de radiação que existe em uma banana, ela será de apenas 0,01 milirem. Isso porque bananas contêm potássio, e uma pequena quantidade desse potássio é radioativa.

Isso quer dizer que precisaríamos consumir mais de 100 bananas para receber uma quantidade de radiação que pode ser comparada à que recebemos diariamente por conta da radiação natural do meio ambiente.

Assim como a banana, a castanha-do-pará também possui potássio e também acaba absorvendo um pouco de radiação do solo onde é plantada. A radiação presente nesses alimentos não deve ser confundida com o processo de irradiação, porque esse processo não torna os alimentos radioativos, por outro lado, ajuda a prevenir elementos que podem causar intoxicação.

Esse processo é feito para eliminar fungos e bactérias que podem vir a causar malefícios à saúde. Nele é utilizado um feixe de radiação, como se fosse uma lanterna, logo, os alimentos não têm contato com a radiação durante o processo.

Então, entenda: a radiação natural dos alimentos, como bananas e castanhas-do-pará, não causa problema nenhum à saúde de quem os consumem, por isso, pode continuar comendo sem peso na consciência em relação a isso. Aliás, ambos fazem muito bem à saúde, mas aí já é pauta para outra matéria.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS