Saúde
Existe tratamento para a calvície? Veja o que os estudos mostram
A calvície é um problema que afeta muitos homens, e há anos procura-se soluções para a sua cura. Veja como andam as descobertas dessa área.
A queda de cabelo surge por diversos motivos, e quem a tem pode sofrer diversos problemas com a autoestima. Não é à toa que há anos estudiosos tentam encontrar uma solução para isso, e podemos dizer que a ciência tem evoluído nessa área.
Uma das causas mais comuns para a calvície, por exemplo, é a hereditariedade. Ela costuma aparecer com mais frequência em homens com mais de 50 anos, porém há casos de jovens de 20 anos apresentando os primeiros sinais.
Já a alopecia androgenética ocorre quando o processo que já iria acontecer é acelerado, manifestando-se no organismo mais cedo do que deveria. Para isso, a ciência vem tentando encontrar medicamentos, tratamentos naturais e até mesmo transplantes.
Suplementos alimentares e receitas de famílias são as soluções mais tentadas por todas as gerações, e a verdade é que muitos nutrientes realmente beneficiam e muito essa questão capilar. Alimentos como gérmen de trigo, chá verde, óleo de rícino, levedura de cerveja e muitos outros alimentos vem auxiliando na saúde do cabelo.
Estar com as proteínas e os minerais balanceados, bem como as vitaminas, é importante para que qualquer tratamento dê certo. Tudo isso aumenta os nutrientes no sangue e ajuda no fortalecimento do fio, estimulando seu crescimento.
Sabendo disso, o mercado vem lucrando muito com compostos de vitaminas como solução para a calvície, ainda mais porque, para esse tipo de suplementação, não é preciso apresentar receita médica e seu uso não traz riscos à saúde.
Em alguns casos eles são grandes aliados no crescimento de cabelo, porém, para a alopecia androgenética, esses suplementos não tem nenhuma eficácia. Isso porque a condição não está ligada a nenhum déficit de nutrientes, e sim a condições de pré-disposição, como um fenômeno natural.
Há décadas esse tipo de condição vem sendo estudada, e muitos medicamentos têm sido criados para tentar combater a queda de cabelo. O mais prescrito para isso é a Finasterida, que serve para o tratamento de hiperplasia prostática benigna, mas que mostra resultados positivos também no tratamento da calvície.
Isso porque ela inibe a transformação da enzima da testosterona em DHT, que é um hormônio responsável pela queda de cabelo. Isso acaba retardando a queda, mas por outro lado, traz alguns efeitos colaterais.
De acordo com estudos, o medicamento consegue reviver alguns folículos capilares, porém ele não é tão eficiente nesse sentido. Para a prevenção de queda, ele sim apresenta muitos resultados, retardando o processo de calvície.
Porém, ele não é um milagre. Uma hora o inevitável acontece, já que se trata de uma condição genética. Aliás, pessoas que param com o medicamento acabam apresentando novamente a queda de cabelo.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav