Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Expectativa positiva de encontro EUA-China favorece alta de bolsas asiáticas

Arrancada oriental foi liderada pelo sul-coreano Kospi, que subiu 1,23%; Hang Seng caiu 0,17%

Publicado

em

A expectativa positiva em torno do encontro entre os líderes das duas superpotências mundiais, Joe Biden (EUA) e Xi Jinping (China), nessa quarta-feira (15), em paralelo margens à reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, pela sigla em inglês) em São Francisco, na Califórnia, deu o tom da alta generalizada das bolsas asiáticas, nesta terça-feira (14).

Na balança de fatores macroeconômicos de impacto planetário, a desaceleração dos preços da pátria ianque, enquanto o gigante asiático se move para recuperar sua economia. Tal viés positivo impulsionou os mercados orientais, no sentido de ampliar os ganhos da véspera (13).

Nesse cenário, o sul-coreano Kospi ‘puxou a fila’ das bolsas orientais, avançando 1,23% a 2.433,25 pontos, ao passo que nipônico Nikkei cresceu 0,34% a 32.695,93 pontos, e o taiwanês Taiex subiu 0,45% a 16.915,71 pontos. Acompanhando a tendência geral, o chinês Xangai Composto subiu 0,31%, a 3.056,07 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto valorizou 0,38%, a 1.921,72 pontos. A única exceção foi apresentada pelo Hang Seng, de Hong Kong, que recuou 0,17% a 17.396,86 pontos.

Em meio à tensão crescente pela continuidade, por tempo indefinido, de conflitos geopolíticos na Ucrânia e em Israel, a cúpula da Apec, na avaliação da Atixis, embora não represente uma solução definitiva para problemas bilaterais e mundiais urgentes, pelo menos mantém em aberto o diálogo, com vistas a reduzir a probabilidade de uma conflagração militar global.

No que toca ao vigor econômico estadunidense, novos dados sobre a inflação ao consumidor (CPI) na terra de Tio Sam são considerados, por especialistas, fator vital para a definição da trajetória futura dos juros dos EUA. Segundo levantamento do Projeções Broadcast (do grupo Estado), a estimativa é de que o CPI teria desacelerado em outubro, mesmo com a economia ianque avançando.

A exemplo da Ásia, na Oceania, a bolsa australiana igualmente avançou, ‘turbinada’ pelas ações de mineradoras e petrolíferas, em que o S&P/ASX 200 subiu 0,83% a 7.006,70 pontos.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS