Conecte-se conosco

Curiosidades

Expedição no Oceano Índico encontra espécies nunca antes vistas

O fundo do mar é um local pouco explorado e que guarda diversos segredos. Veja quais foram as espécies encontradas pelos cientistas.

Publicado

em

O homem já explorou quase todo pedaço de terra no planeta, porém, o fundo do mar continua sendo um grande mistério. Foram poucos os locais explorados considerando a imensidão dos oceanos, e cada vez que um novo cantinho é mapeado, descobertas incríveis vêm à tona.

Dessa vez o mapeamento aconteceu no Parque Marinho das Ilhas Cocos, que fica na Austrália. Quem executou o projeto foram os cientistas do Research Institute of Museums Victoria, e as descobertas foram bem interessantes.

O novo parque nacional marinho possui uma área de 467.054 km quadrados, e nele foram encontradas muitas espécies de animais, que chamam atenção por suas anomalias.

Entre eles, estão uma espécie de enguia cega, um peixe morcego e um peixe víbora de Seoane. Foram encontrados também uma enguia pelicano, uma enguia narceja esbelta e um ouriço do mar panqueca, só que com anomalias assustadoras.

A viagem de mapeamento durou 35 dias, a bordo do navio Investigator. Quem operou o campo foi a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO).

Durante estes dias, a equipe conseguiu documentar a topografia do parque, e ainda capturar alguns exemplares de animais nunca vistos, bem como imagens exclusivas de um território inexplorado.

De acordo com o cientista chefe da expedição, Dr. Tim O’Hara, foram descobertas muitas espécies neste pedaço remoto do Oceano Índico.

“Usamos recursos completos de mapeamento de profundidade oceânica do RV Investigator para realizar pesquisas abrangentes ao redor das Ilhas Cocos, desde profundidades costeiras de menos de 100 metros, até o abismo de cerca de 4.800 metros abaixo”, explicou Nelson Kuna, Agrimensor da CSIRO.

De acordo com ele, as Ilhas Cocos podem ser consideradas os picos gêmeos de um monte submarino, que se levanta quase 5 mil metros do fundo do mar. O local nunca havia sido explorado antes, por isso a expedição foi tão surpreendente.

“É realmente uma honra ver, pela primeira vez, essas características impressionantes reveladas das profundezas”, disse o cientista.

Boa parte do mar ainda não foi explorada, e isso levanta muita curiosidade sobre as espécies que ainda não foram descobertas. Se neste pedaço do oceano espécies inéditas foram avistadas, imagina-se o que deve existir no restante desconhecido.

Futuramente novas expedições devem ser feitas em outros locais do mundo, e todos que se interessam pelo assunto ficam ansiosos pelas novas descobertas científicas que ainda vão surgir. Imagine quantos segredos incríveis o fundo do mar esconde?

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS