Conecte-se conosco

Economia

Faltou dinheiro pro pedágio? Desvende soluções criativas de pagamento

Passar por pedágios sem dinheiro em espécie pode ser uma situação complicada. Saiba de que outra forma é possível pagar a tributação.

Publicado

em

Saiu de casa sem dinheiro e vai ter que passar por um pedágio? O que fazer quando a maior parte deles só aceita dinheiro em espécie? Arcar com a multa não é uma opção.

Você sabia que, segundo dados da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, 30 veículos levam multa por passar sem pagar em pedágios a cada hora? Isso só no estado de São Paulo.

Essa é uma multa muito mais comum do que se imagina. Por ano, são mais de 262,8 mil infrações registradas relacionadas a isso.

E se você se pergunta como isso acontece, muitas vezes os motoristas passam em alta velocidade pela cancela fechada, em outros casos, os motoristas aproveitam e passam junto ao veículo da frente, que efetuou o pagamento da maneira correta.

Mas nem pense em fazer isso! Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) “furar” o pedágio é uma infração grave e custar ao infrator R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Logo, o valor da multa é bem maior do que o que seria gasto com o pagamento do tributo.

No entanto, não são todos os motoristas que evadem os pedágios de má-fé. Alguns acabam por fazer isso por não possuírem dinheiro em espécie consigo para efetuar o pagamento. Nessa situação, como proceder?

O que fazer quando não se tem dinheiro?

Há duas principais alternativas dadas para quando não se tem dinheiro quando se passa por um pedágio. Uma das mais conhecidas é a emissão de boleto.

A concessionária pode emitir um boleto com o vencimento para três dias. Caso vença e o pagamento não seja constatado, o motorista pode ser multado pela infração.

Outra alternativa é quando a concessionária pede para que o motorista assine uma declaração de dívida. Nesses casos, o condutor tem até cinco dias úteis para efetuar o pagamento.

Muitas concessionárias, no entanto,  estão começando a aceitar pagamentos via cartão de crédito e débito, um exemplo é a Ecopistas. Além disso, existe um projeto em trâmite no Senado para que as tarifas possam ser pagas por meio de cartão. Não é a primeira vez que isso entra em discussão, mas nunca chegou a aprovação final.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS