Conecte-se conosco

Economia

Faturamento da indústria avança em junho

Levantamento da CNI.

Publicado

em

O faturamento real da indústria de transformação do país cresceu 6,3% em junho deste ano em comparação com o mês anterior. Esta alta indica uma recuperação da queda de 4,8% registrada em maio. Com este resultado, o setor acumula um crescimento de 1,4% no faturamento real no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados foram divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“A recuperação evidenciada pelos indicadores de junho reflete a superação de vários problemas que afetaram a atividade em maio, quando a produção industrial foi severamente impactada por greves no setor de veículos automotores e pelas chuvas no Rio Grande do Sul”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Ele destacou que as enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas a indústria local, mas também as fábricas que dependem de insumos produzidos naquele estado.

Faturamento da indústria

O número de horas trabalhadas na indústria brasileira cresceu 2,2% entre maio e junho, acumulando uma alta de 2,6% no primeiro semestre. A massa salarial real do setor também avançou de maio para junho (4,3%) e no acumulado do semestre (3,8%).

O rendimento médio dos trabalhadores apresentou um crescimento de 4,2% em junho em comparação com maio e de 2,2% no primeiro semestre.

O emprego no setor foi o único indicador que não teve alta no mês, mantendo-se estável de maio para junho. No acumulado do semestre, o emprego na indústria registra uma alta de 1,6%, conforme dados da CNI.

CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é uma entidade que representa o setor industrial brasileiro em âmbito nacional. Fundada em 1938, a CNI atua para promover o desenvolvimento industrial, defender os interesses das indústrias e contribuir para o crescimento econômico do país.

A confederação oferece uma série de serviços às empresas, como pesquisas e análises econômicas, capacitação profissional, consultoria em inovação e tecnologia, e apoio em temas relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social.

Além disso, a CNI trabalha em parceria com o governo e outras entidades para influenciar políticas públicas e criar um ambiente favorável ao setor industrial. Ela também coordena a atuação de federações estaduais da indústria e de associações setoriais, fortalecendo a representatividade e a competitividade da indústria brasileira.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS