Conecte-se conosco

Economia

Fed promete manutenção de juros até que inflação suba

Banco central norte-americano disse que vai manter a taxa de juros perto de zero.

Publicado

em

O Federal Reserve (Fed) informou nesta quarta-feira que manterá a taxa de juros perto de zero e garantiu que vai deixá-la nesse patamar até que a inflação esteja em vias de “superar moderadamente” sua meta de 2% “por algum tempo”.

Anunciada em agosto, a alteração de política monetária do Fed trouxe essa mudança na orientação visando compensar anos de inflação fraca e permitir que a economia continue criando empregos pelo tempo que for possível.

O Fed disse que vai manter as compras atuais de títulos do governo no ritmo de pelo menos 120 bilhões de dólares, dizendo que a finalidade é, em parte, garantir “condições financeiras “acomodatícias” no futuro.

Em comunicado, o banco central dos EUA acrescentou que a epidemia de coronavírus continuou a pesar sobre a economia,  mesmo que as autoridades tenham melhorado sua perspectiva a curto prazo para a economia.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fonc) afirmou que o coronavírus”está provocando tremendo sofrimento humano e econômico”.

“O Federal Reserve está comprometido em usar todas as suas ferramentas para sustentar a economia dos EUA neste momento desafiador”, disse.

Ao final de 2020, o desemprego deve cair a 7,6%, ante previsão em junho de 9,3%, mostram novas estimativas.

Já os juros permanecerão inalterados pelo menos até 2023, com a inflação não ficando acima de 2% nesse período. Para 2020, a previsão de recuo econômico é de 3,7%, frente a de 6,5% prevista em junho.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS