Conecte-se conosco

Agronegócio

O Brasil produz 8 tipos de feijão: Conheça a riqueza do grão nosso de cada dia

Parece difícil de acreditar, pois consumimos apenas dois tipos. Conheça outras variedades de feijão existentes no Brasil.

Publicado

em

Um alimento que não pode faltar nas principais refeições do dia é o nosso querido feijão. Quase sempre ele está acompanhado do tradicional arroz e de uma proteína, mas o fato é que sempre faz parte do prato.

A variedade que costumamos comer em boa parte do país é chamada de carioca. Em alguns estados, o favorito mesmo é o preto. Mas você sabia que, na realidade, o Brasil produz oito tipos de feijão? Saiba mais sobre cada um deles.

Enorme variedade

A verdade é que existe uma gama de opções de feijão que podem vir a complementar as nossas refeições diárias, mas muitos brasileiros não os conhecem. Veja quais são:

Carioca: para começar, não podemos fugir do carioca. Em todo o país, o feijão bege com listras marrons é utilizado em praticamente todas as refeições.

Preto: o feijão preto, muito utilizado para fazer feijoada, também é um dos mais conhecidos. Por mais que o anterior carregue o nome de “carioca”, o tipo mais consumido no Rio de Janeiro é o preto.

Fradinho: com certeza você já ouviu falar também, do feijão fradinho! Na Bahia, ele é muito utilizado no preparo dos famosos acarajés, mas também vai muito bem em saladas, junto a outros ingredientes.

Branco: o feijão branco é outra ótima opção para se acrescentar em saladas, além de sopas. Ele é mais consumido no Rio Grande do Sul e em São Paulo, mas tem pouca presença no restante do Brasil e, por isso, existem poucas áreas de cultivo.

Verde: muito utilizado no Nordeste, pode causar estranhamento aos moradores do Sul e Sudeste. Ele costuma ser ingrediente principal ou secundário de diversos pratos e uma grande vantagem é que possui mais vitaminas do que a ervilha ou a vagem, por exemplo.

Jalo: o feijão jalo, é pouco conhecido pelos brasileiros, pois sua produção é praticamente destinada a exportação para países árabes. Costuma ser utilizado para engrossar a feijoada ou como base para o feijão tropeiro, por exemplo.

Cavalo: também temos o feijão cavalo. Mais comum no Sul do país, ele possui firmeza mesmo após cozido, assim, produz menos caldo e pode ser uma boa escolha de acompanhamento.

Vermelho: ele normalmente é utilizado no preparo do feijão tropeiro, mas também serve para sopas ou pode ser combinado a carnes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS