Saúde
Feijoa ou goiaba-serrana: a variação do nome pouco importa frente aos inúmeros benefícios da “fruta do futuro”
Provavelmente você ainda não conhece esta fruta originária da América do Sul, mas saiba que sua saúde vai agradecer se você consumi-la.
A goiaba-serrana é originária da América do Sul e é uma fruta incomum para os brasileiros. Em suas variações, os nomes também podem ser feijoa, goiaba do campo ou goiaba-do-mato.
Apesar de não ser tão conhecida, seus benefícios podem surpreender muita gente que busca uma vida mais saudável. O sabor, é claro, é típico de uma fruta de solos férteis da região.
O Ministério do Meio Ambiente reconheceu a fruta como “a fruta do futuro” pela rica quantidade de vitaminas e um alto valor de calorias. Rica em sais minerais e antioxidantes, pode ser muito bem aproveitada em uma dieta.
A fruta ficou ainda mais conhecida no Sul do Brasil, ao Norte da Argentina e ao Leste do Uruguai e do Paraguai.
A feijoa pertence à família Myrtaceae, da espécie Acca sellowiana, conhecida pelas variações dos nomes. A fruta cresce quase que em um arbusto, semelhante a uma árvore pequena que atinge no máximo 7 metros de altura.
Se você já experimentou a goiaba, saiba que as características são semelhantes: amadurece rápido e precisa ser ingerida sem mais delongas. É fácil reconhecer quando a fruta está madura, pois a cor muda para um tom de verde brilhante.
A casca é resistente, diferente da goiaba, com o sabor entre o doce e o salgado, além de um forte aroma. A polpa tem uma textura cheia de sementes e a cor transparente.
Benefícios da goiaba-serrana
Rica em iodo, cálcio, potássio, magnésio, um grande aliado contra inflamações e com benefícios antidepressivos, a fruta contém alto teor de antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo.
Para escolher a fruta, veja se a casca está com uma textura brilhante e se está aparentemente resistente ou mole ao tocar. Esse é o ponto certo para ingerir a fruta.
Caso tenha comprado a fruta ainda no processo de amadurecimento, deixe-a descansar fora da geladeira e observe o ponto certo para consumir. A polpa dentro da fruta é totalmente comestível.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade