Conecte-se conosco

Automobilística

Feito histórico: Carro elétrico é o mais vendido na Europa entre todos

Modelos como o VW Golf e Hyundai Tcson ficaram para trás nas vendas de continente europeu. Setor de veículos elétricos é o único que cresceu na crise.

Publicado

em

Confirmando as novas tendências mundiais, um carro elétrico foi o modelo mais vendido da Europa. O feito é inédito na história do mercado daquele continente. Aliás, o veículo que atingiu essa façanha foi um estrangeiro. O Tesla Model 3 ficou na frente de todos os demais nas vendas de setembro.

Leia mais: Gasolina está cara? Confira 3 formas de economizar na hora de abastecer

Tesla na Europa

O modelo Model 3 da Tesla somou um crescimento de 58% nas vendas em setembro, na Europa. A comparação foi realizada pela Jato Dynamics e levou em consideração setembro de 2020. Ao todo, foram 24.591 unidades vendidas.

Em segundo lugar, aparece o Renault Clio, que emplacou 18.264 unidades. Ou seja, a Tesla está 26% na frente do segundo colocado na lista dos mais vendidos.

Além do Model 3, apenas o SUV Hyundai Tucson apresentou crescimento nas vendas (40%). Segundo a Jato Dynamics, todos os outros veículos registraram queda. O Volkswagen Golf foi o que mais caiu, somando 39% a menos em comparação com 2020. Ainda assim, o hatch alemão firmou o quarto lugar no ranking, com 17.507 unidades emplacadas. Em terceiro aparece o Dacia Sandero, somando 17.988 unidades vendidas.

Elétricos e híbridos

O comércio de veículos elétricos e híbrido representa 23% do mercado europeu de automóveis. Os dados são da Bloomberg. Apesar de parecer pouco, o número é o dobro do registrado em setembro do ano passado.

Ainda que 25% das vendas tenham diminuído, com a atual crise do setor, os elétricos cresceram. Em outras palavras, o setor de carros elétricos foi o único que resistiu à crise global provocada pela pandemia.

Ficha técnica: Tesla Model 3

Tipo: Eléctrico

Velocidade máxima: 225 km/l a 261 km/h (a depender do modelo)

0 a 100 km/h: 5,6 segundos a 3.3 segundos

Torque: 639 Nm

Motores elétricos: dois

Tração: AWD

Câmbio: automático

Autonomia (WLTP): 430 Km até 580km

Capacidade da bateria: 75 kWh

Emissões de CO2:  0

Preço: varia entre R$ 325 mil até R$ 425 mil.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS