Conecte-se conosco

Curiosidades

Feridas de infância que influenciam negativamente na sua vida adulta!

A infância é essencial pra o nosso desenvolvimento e dependendo do trauma sofrido nesse período podem gerar muitos problemas na vida adulta.

Publicado

em

É em nosso passado que está a chave da maior parte dos nossos problemas, pois são nas nossas experiências já vividas que baseamos as nossas ações no presente, mesmo que inconscientemente.

Nesse sentido, sabemos que a infância possui um papel fundamental na vida de qualquer indivíduo. É nela que iniciamos nosso processo de desenvolvimento motor, sensorial e emocional, por isso, os traumas e feridas da infância podem influenciar bastante em quem você é hoje e em suas atitudes.

Levando isso em consideração, confira a seguir quais são as principais feridas da infância que geram problemas anos mais tarde.

Feridas da infância: abandono

Pessoas que possuem essa ferida de infância costumam ter medo da solidão e, normalmente, quem sofreu esse tipo de trauma está em uma busca constante de agradar terceiros.

Esses indivíduos possuem maior facilidade em gerar dependência emocional e, como mecanismo de defesa, costuma se afastar antes que os outros se afastem. Nesse sentido, é muito comum que uma pessoa que foi abandonada na infância termine primeiro os relacionamentos para fugir dessa experiência novamente.

Diante do exposto, é possível afirmar, de maneira geral, a pessoa que possui essa ferida é muito insegura e desconfiada. Sendo assim, a raiz dessa ferida está no abandono prolongado na infância, como a ausência de contato, afeto, cuidado, proteção.

Isso se dá, devido, principalmente a ausência dos pais (pai ou mãe, ou os dois) na vida da criança.

Ferida da rejeição

Essa é uma das feridas que refletem em quem sofreu muito. Normalmente, é uma pessoa retraída, que se sente deslocada e evita críticas dos outros a todo custo, por isso, se cobra muito pra fazer tudo perfeito, busca nunca errar e sempre estar de acordo com a vontade do outro.

Essa ferida possui origem na não aceitação do seu modo de ser ou pensar na infância por parentes próximos como mãe, pai, irmão, irmã. Também existe a possibilidade de estar ligado ao bullying e outros tipos de exclusão social.

Ferida da traição

Uma das feridas da infância, que pode ser muito comum, é a da traição. Frente a isso, as pessoas que passaram por uma traição tendem a possuir a necessidade de controlar os outros para garantir que não sofram novamente.

Por conta disso, costumam ser pessoas possessivas, com personalidades fortes e avassaladoras, desta forma, acabam tendo dificuldade em gerar o sentimento de empatia e de compreender as falhas dos outros.

 Ferida da humilhação

A humilhação pode gerar efeitos diversos na vida de um ser humano. Mas, de modo geral, esse tipo de ferida afeta diretamente a autoestima de qualquer indivíduo, devido às ridicularizações e críticas.

Pessoas humilhadas na infância se subestimam e possuem personalidades dependentes. Elas farão qualquer coisa para se sentirem úteis e validadas.

Feridas da infância: injustiça

Essa é uma das feridas mais difíceis de serem saradas, pois ela possui origem em um tratamento injusto sofrido na infância, o qual pode ou não ter repercutido em violência física, o que piora mais ainda o caso.

Por conta disso, a criança acaba tornando-se um adulto rígido incapaz de dialogar com quem pensa diferente porque não aceita outras verdades. São perfeccionistas, interessados ​​no poder e inexpressivos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS