Economia
FGTS libera último saque de 2021; Veja como consultar o saldo
Nova modalidade de saque do programa permite que trabalhadores resgatem parte do saldo acumulado pelo menos uma vez ao ano.
Trabalhadores nascidos em dezembro já podem sacar uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O dinheiro é liberado para quem aderiu à sistemática do saque-aniversário, paga anualmente e no mês de nascimento do beneficiário. O serviço é opcional e a Caixa Econômica Federal precisa ser informada da adesão.
- IPVA 2022: Saiba como calcular o imposto do seu carro para o ano que vem
- 13º em dobro para segurados do INSS é aprovado em comissão da Câmara
Na prática, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador passa a ter acesso a parte do saldo depositado na conta todos os anos e no mês de aniversário. Para receber ainda este mês, quem não aderiu à modalidade pode migrar até o dia 31 de dezembro deste ano. Caso contrário, os pagamentos do saque-aniversário terão início apenas no ano que vem.
Prazo do saque-aniversário
O prazo para o saque começa sempre no primeiro dia útil do mês de nascimento e termina no segundo mês subsequente ao da liberação de saque. No caso de nascidos em dezembro, a retirada estará disponível até 28 fevereiro de 2022 (último dia útil).
Ao migrar para o saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Apenas a multa rescisória de 40% sobre o depósito no fundo será mantida. O retorno para o saque-rescisão (modalidade anterior) só será autorizada passados 24 meses.
Valor do saque-aniversário
O valor liberado anualmente para quem migra para o saque-aniversário muda conforme o saldo total das contas vinculadas ao FGTS (no caso de quem possui mais de uma).
Hoje em dia, existem sete faixas de pagamento. No caso de trabalhadores com saldo acima de R$ 500, acrescenta-se uma parcela fixa em reais, que é somada a um percentual do fundo.
Como consultar o saque do FGTS
Para saber o saldo do FGTS, basta o trabalhador acessar o site da Caixa ou o aplicativo FGTS. No primeiro caso, o beneficiário precisa ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF. Em seguida, basta ele clicar em “cadastrar senha”.
Já através do aplicativo FGTS, a pessoa deve apenas baixar a ferramenta, selecionar a opção “cadastre-se” e preencher todos os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia20 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira23 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia9 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio6 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia2 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora