Finanças
FGTS por calamidade: prazo de saque está terminando; confira!
Os moradores dos municípios de Curitibanos (SC) e Petrópolis tem até o fim dessa semana para sacar FGTS por calamidade. Entenda.
Um dos direitos dos trabalhadores, que possuem vínculo em regime CLT, é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse direito funciona como um respaldo financeiro aos trabalhadores, já que a cada mês é descontado 8% do salário bruto do funcionário e é depositado em uma conta.
Normalmente, o fundo de garantia é liberado em casos de demissão por justa causa ou em caso de aposentadoria. No entanto, existem outras circunstâncias onde você pode ter acesso ao FGTS, por exemplo, por calamidade. Esse tipo de FGTS é disponibilizado para aquelas pessoas que, infelizmente, sofreram a devastação do seu patrimônio.
Esse benefício foi disponibilizado para alguns municípios brasileiros do Nordeste, Sul e que foram afetados por enchentes e fortes tempestades. No entanto, é importante que as pessoas residentes dos municípios de Petrópolis (RJ), Curitibanos (SC) fiquem atentos aos prazos para o saque de até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Nesse sentido, em Santa Catarina, Cordilheira Alta (SC) foi atingida por uma chuva de granizo no fim de junho e o município alagoano, Pilar, foi impactado por inundações em julhos. Desse modo, para os moradores dessas localidades o prazo para retirada, infelizmente, acabou no dia 16.
No entanto, ainda é possível que os moradores de outros lugares possam retirar essa quantia, mas o prazo é curto. Em fevereiro e março, o município sofreu a pior enchente em 10 anos e deixou muitas vítimas.
Frente a isso, a data limite para os moradores de Petrópolis (RJ) já é daqui a dois dias, na próxima quinta-feira (20). Já os moradores de Curitibanos (SC), que foram atingidos por temporais em agosto, poderão sacar o dinheiro até o dia 11 de dezembro.
Como consigo ter acesso ao saque-calamidade do FGTS?
Primeiramente, é importante ressaltar que saque-calamidade é válido apenas para os moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil local como afetadas pelos desastres.
Para retirar o seu fundo de garanta, será preciso solicitar através do aplicativo do FGTS. Para isso, basta o trabalhador abrir o aplicativo e tocar a opção “Meus Saques”.
Sendo assim, não é necessário que você se dirija até alguma agência, pois todas as documentações pessoais, como identidade e comprovante de residência podem ser enviados através do aplicativo.
Além disso, caso o comprovante esteja no nome do seu cônjuge, também é solicitado que envia junto a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
Por fim, o trabalhador pode indicar alguma conta para receber o valor referente ao fundo de garantia. Após isso, será realizada uma análise de dados que possui prazo de cinco dias úteis de resposta. Para mais informações, entre em contato com a Caixa através do número 0800-726-0207.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%