Economia
Fim das autoescolas APROVADO no Congresso Nacional? Saiba a verdade
Seria esse o fim das autoescolas? O projeto está sendo votado pelo Congresso Nacional. O decreto poderá sair em breve. Se positivo, os brasileiros economizarão.
Os brasileiros que sonham em adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem não mais precisar frequentar uma autoescola. Ao menos é o que diz o Projeto de Lei 6485/2019. Ele poderá decretar o fim da obrigação de milhares de cidadãos comparecerem aos Centros de Formação de Condutores (CFC).
A proposta está sendo avaliada pelo Congresso Nacional e poderá decretar o fim das autoescolas.
O fim das autoescolas é real?
O PL pertence a senadora Kátia Abreu (Progressistas-GO). A proposta principal é retirar obrigação de frequentar a autoescola para quem deseja conseguir a CNH, especificamente para as categorias A e B.
A proposta da senadora aponta que os gastos com o processo serão reduzidos em até 80%. Os valores para adquirir uma autorização para dirigir atualmente podem ser muito altos em alguns estados. Dependendo do lugar, o valor poderá chegar até R$ 3 mil. A maior parte do investimento é voltado para as autoescolas.
Ainda que a obrigação da frequência às escolas de direção seja extinta, o projeto de Kátia ainda exige a continuidade das provas teóricas e práticas para se obter a CNH temporária. A proposta também contempla ideias de como os futuros condutores vão aprender a dirigir um carro e a pilotar uma moto sem a assistência das autoescolas.
A formação de instrutores independentes
O texto propõe que os instrutores possam trabalhar de forma independente, mantendo vínculos necessários com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Os profissionais ficarão à vontade para instruir os alunos em particular. Para quem se interessar em se cadastrar como instrutor independente, estas regras são basilares:
- Não estar respondendo a crimes relacionados ao trânsito e não estar condenado por isso;
- Está habilitado com a mesma categoria do condutor candidato há três anos;
- Não ter sofrido com penalidades ou suspensão da CNH entre os últimos cinco anos;
- Não ter processos que estejam em andamento relacionado ao trânsito.
Por se tratar de um Projeto de Lei, a proposta ainda será avaliada em diferentes âmbitos e só terá data para entrar em vigor quando passar pela aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Para a lei passar a ser válida, precisa da votação das duas casas do Congresso Nacional e depois da assinatura do presidente do país.

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