Conecte-se conosco

Economia

FMI sobre bitcoin: É uma ameaça a estabilidade econômica

O bitcoin é uma moeda virtual – a primeira criada no mundo – e pode ser usado para a compra de serviços e produtos

Publicado

em

Uma declaração vem chamando atenção de investidores do mundo todo. Isso porque os economistas do Fundo Monetário Intencional (FMI) fizeram um alerta sobre a ameaça da adoção do bitcoin como moeda nacional.

Isso acontece após El Salvador tornar o bitcoin uma moeda de curso legal e as especulações sobre a adoção da criptomoeda em outros países da América Latina. Segundo eles, o bitcoin pode levar uma à instabilidade macroeconômica a qualquer país que seguir o exemplo.

Leia Mais: Valor do bitcoin dispara, passa de 10% e supera US$ 38.000

Na contramão dos que muitos especialistas falam sobre o bitcoin ser uma solução para ajudar os sem-banco, afirma o texto publicado no blog oficial do FMI afirma que uma baixa penetração da internet em alguns países pode alienar ainda mais algumas comunidades do sistema financeiro.

Outro aspecto levantado é que a adoção também pode reduzir a soberania financeira de um país, já que o bitcoin não pode ser regulamentado da mesma forma que uma moeda fiduciária nacional.

Entenda o que é o Bitcon

O bitcoin é uma moeda virtual – a primeira criada no mundo – e pode ser usado para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele.

Uma das grandes diferenças é que o bitcoin não possui uma moeda ou cédula física. Ele é inteiramente digital, formada a partir de um código único e justamente, por isso, entra na categoria de criptomoeda.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS