Conecte-se conosco

Educação

Foram divulgadas as notas do ENEM! Saiba quais são os próximos passos

A nota do ENEM já saiu e você não sabe o que fazer com essa informação? A gente te ajuda. Confira os próximos passos que você deve seguir.

Publicado

em

O resultado das notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi liberado mais cedo este ano. Agora, os estudantes que já têm as notas em mãos podem começar a se preparar para se inscreverem em faculdades públicas e privadas.

O MEC (Ministério da Educação), inicialmente, iria liberar os resultados da prova apenas na segunda-feira (13), no entanto, as notas saíram mais cedo, nessa quinta-feira (9). Todos os estudantes que participaram podem ter acesso por meio da página do participante.

Mas agora, já com o resultado em mãos, muitos estudantes não sabem quais são os próximos passos a serem seguidos.

A nota do ENEM pode ser utilizada de diversas maneiras, seja para conseguir vaga em uma universidade federal, com o SiSU, em uma privada, com o ProUni ou FIES, ou até mesmo para conseguir bolsas e descontos em universidades privadas e internacionais.

ProUni

O ProUni é o Programa Universidade para Todos. Esse é o responsável por oferecer bolsas em faculdades e universidades privadas para os estudantes. As bolsas podem ser parciais, ou seja, de 50% do valor, ou até mesmo integrais, cobrindo 100% do valor.

Para poder se inscrever no ProUni, é necessário que a média de suas cinco notas não seja menor que 450 e que o estudante não tenha zerado a redação.

Além disso, o aluno deve ter estudado o Ensino Médio em escolas públicas ou em particulares como bolsista, sendo necessário comprovar a bolsa.

O estudante, a fim de conquistar uma bolsa integral, deverá comprovar que a renda mensal per capita da família não é maior que 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais, a renda não deve passar de 3 salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o ProUni abrem no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. O resultado da primeira chamada sai no dia 7 de março, e da segunda, no dia 21 de março.

SiSU

Indo para as universidades públicas, aqueles que têm interesse deverão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.

O SiSU é o responsável por selecionar alunos para universidades federais, estaduais e para institutos federais. Os estudantes, para conseguir se inscrever, devem ter uma nota maior que zero na redação.

As inscrições abrem no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. O resultado sairá no dia 7 de março.

FIES

Voltando a falar de universidades privadas, ainda há a possibilidade de tentar o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Estudantes que fizeram o ENEM entre o ano de 2010 e o atual podem se inscrever, desde que tenham tido média maior ou igual a 450 e não tenham zerado a redação.

Para se inscrever no FIES, o estudante deve ter a renda per capita familiar de até três salários mínimos.

As inscrições se iniciam no dia 7 de março e vão até o dia 10. Os resultados, por sua vez, saem no dia 14 de março.

Universidades privadas também aceitam as notas

Isso pode variar de universidade para universidade. No entanto, diversas universidades privadas brasileiras podem vir a oferecer descontos, dependendo do desempenho do aluno no ENEM, além de muitas aceitarem as notas para o processo seletivo da própria universidade.

Quer estudar fora?

O Ministério da Educação tem acordo com diversas universidades em outros países, como Inglaterra, França e Portugal.

Para aqueles que querem utilizar a nota do ENEM para conquistar o Ensino Superior fora do Brasil, é possível. Mas atenção, pois a universidade pode solicitar que o estudante faça o processo seletivo local.

Fique atento às datas das universidades no exterior, que podem ter calendário diferente. Busque pesquisar no site de cada uma delas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS