MEI
Formalize seu negócio em minutos: como abrir um MEI de forma fácil e rápida
Com o constante crescimento no cenário de empreendimentos no Brasil, muitas pessoas já têm o seu próprio negócio, mas ainda não estão formalizadas e dentro das normas estabelecidas por lei. Isso, por sua vez, pode trazer muitos prejuízos no futuro.
Além disso, ao formalizar o seu negócio, você passa a receber uma série de benefícios, como a capacidade de emitir nota fiscal, a possibilidade de usufruir dos benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS e pela Previdência Social, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade e muito mais.
Por isso, é fundamental estar em dia com as suas obrigações e conhecer também os seus direitos. Para isso, a maneira mais simples é se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI). Infelizmente, muitos não sabem como fazer isso, mas não se preocupe: é fácil, rápido e gratuito.
Passo a passo de como abrir um MEI
1º passo — descobrindo a categoria
Inicialmente, é importante conferir qual categoria de serviço ou empreendimento o seu negócio se encaixa. Isso porque é preciso se adequar às regras que, mesmo simples, são necessárias para o exercício regular do MEI. Também é preciso consultar na prefeitura se a atividade e endereço escolhidos são possíveis no município.
2º passo — se cadastrar no Portal do Empreendedor
Descoberta a categoria e verificada a sua possibilidade, é preciso se cadastrar. Essa inscrição é feita somente pelo Portal do Empreendedor. Acessando o site, basta clicar em “Empreendedor”, em seguida, na opção “Quero ser MEI” e, por fim, acessar “Formalize-se!”.
3º passo — informe o que for solicitado
Seguindo os passos até aqui, você será redirecionado para um portal do Governo Federal. Depois, é preciso informar seu CPF, sendo levado para uma página que solicita o preenchimento de dados pessoais, como data de nascimento, nome fantasia, RG e afins. Preencha todos os campos com atenção e honestidade.
4º passo — finalizando a inscrição
Agora, é preciso informar qual é a atividade principal e as secundárias do seu negócio. Nesse momento, é preciso atenção, pois apenas uma atividade pode ser a principal e, no máximo, 15 secundárias. Depois, detalhe as formas de atuação e o endereço comercial, também com muito cuidado.
Fazendo isso e confirmando as informações fornecidas, pronto. Você agora pode se considerar um MEI formalizado, com CNPJ e certificado emitidos. Salve ou imprima o certificado e se lembre de cumprir as obrigações da categoria, como o pagamento das guias mensais e o preenchimento do relatório anual.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF22 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia18 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas14 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?