Conecte-se conosco

Saúde

Fórmula da juventude? IA encontra compostos naturais anti-envelhecimento!

Publicado

em

Você já imaginou se pudesse retardar o envelhecimento com substâncias naturais? Isso pode estar mais perto do que você pensa.

Um grupo de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, usou inteligência artificial (IA) para encontrar três compostos naturais que podem ajudar a combater o envelhecimento celular. São eles: oleandrina, periplocina e ginkgetina.

Tecnologia e ciência de mãos dadas

Esses compostos são chamados de senolíticos, ou seja, capazes de eliminar as células senescentes do nosso organismo. Mas o que é isso?

As células senescentes são aquelas que param de se dividir e se acumulam nos tecidos, causando inflamação, envelhecimento e doenças como Alzheimer e câncer.

Os cientistas treinaram um modelo de aprendizado de máquina para reconhecer as características químicas dos senolíticos, usando dados de artigos acadêmicos e patentes comerciais. Depois, eles testaram milhares de compostos químicos em busca dos mais promissores.

Ao testar os candidatos, foram encontrados três compostos — ginkgetina, periplocina e oleandrina — que removiam células senescentes sem prejudicar células saudáveis. A oleandrina, no entanto, provou ser a mais eficaz. Os três compostos são naturais e podem ser identificados na medicina herbal tradicional.

A ginkgetina é um flavonoide extraído das folhas da árvore Ginkgo biloba, conhecida por seus benefícios para a memória e a circulação sanguínea.  Além disso, tem propriedades neuroprotetoras, antioxidantes, antimicrobianas, anticâncer e anti-inflamatórias.

Já a periplocina é um glicosídeo cardiotônico isolado da casca da raiz da planta Periploca graeca, usada na medicina popular para tratar doenças cardíacas e inflamatórias. Ela tem efeito inibitório sobre a proliferação de células tumorais e a formação de vasos sanguíneos.

A oleandrina é outro glicosídeo cardiotônico extraído das folhas da planta Oleandro (Nerium oleander), uma das plantas mais venenosas do mundo, e tem atividade antiviral, antifúngica, antibacteriana e anticâncer.

Esses compostos ainda precisam ser testados em animais e humanos para comprovar sua segurança e eficácia como senolíticos.

No entanto, eles já representam uma esperança para o desenvolvimento de novos tratamentos contra o envelhecimento e suas doenças associadas. Quem sabe poderemos viver mais e melhor com a ajuda da natureza e da inteligência artificial?

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS