Conecte-se conosco

Agronegócio

Fruta-pão: conheça essa fruta e seus benefícios para a saúde 

Essa é uma ótima aliada para quem busca uma alimentação mais saudável. Confira os benefícios da fruta-pão.

Publicado

em

Macia e doce, a fruta-pão é uma ótima aliada para quem busca uma alimentação mais saudável. Apesar do nome pouco conhecido, essa fruta vem da mesma família da jaca. O nome se deu por conta da sua textura, pois a fruta se assemelha ao pão fresco quando madura ou cozida.

Leia também: Cupuaçu: veja os benefícios dessa fruta para sua saúde

Além disso, a fruta-pão é rica em nutrientes e propriedades anti-inflamatórias, e ajuda na prevenção de diversas doenças como diabetes, pressão alta e câncer.

Por ser uma fruta tropical, seu cultivo é mais comum em regiões quentes e úmidas. Se for bem cultivada, ela pode dar frutas durante todo o ano, dependendo também das variações climáticas.

Por isso, hoje vamos mostrar os diversos benefícios que a fruta-pão traz para sua saúde e como inseri-la na sua alimentação. Confira!

Benefícios

1 – Evita diabetes

A fruta-pão ajuda a equilibrar os níveis de insulina no sangue, melhorando as funções desse hormônio por ser rica em fibras e possuir grande quantidade de vitamina C, flavonoides e taninos. Além disso, ela reduz os níveis de glicose no sangue e evita a diabetes.

2 – Previne pressão alta

Por possuir flavonoides e ácido gálico, a fruta-pão mantém a saúde dos vasos sanguíneos, auxiliando na circulação do sangue e no controle da pressão arterial. Além disso, a fruta previne a pressão alta, por conter grande quantidade de potássio que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo através da urina. 

3 – Previne o câncer

Por conta do ácido gálico, flavonoides e taninos que tem ação antioxidante, a fruta-pão protege as células saudáveis do organismo contra os radicais livres, evitando alguns tipos de câncer. 

4 – Combate a prisão de ventre

A fruta-pão é rica em fibras e, quando ingerida, ajuda no sistema digestivo e a manter o corpo hidratado. Além disso, ela contém muita água, essencial para amolecer as fezes e combater o desconforto e a prisão de ventre. 

5 – Melhora a saúde do coração

Por conter grande quantidade de antioxidantes, que são compostos que ajudam a combater os radicais livres, a fruta-pão é essencial para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, auxiliando assim na prevenção de doenças como aterosclerose, infartos e derrames. 

6 – Auxilia nas dietas

A fruta-pão contém menos calorias que outras frutas, como o coco, e a sua grande quantidade de fibras ajuda a controlar a fome, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo. Entretanto, ela possui grande quantidade de carboidratos, e por isso, é recomendado não consumi-la em excesso. 

Consumo

Além de ser consumida de forma pura e crua, a fruta-pão pode ser utilizada em diversas receitas, como no preparo de geleias, bolos, pudins, purês, entre outros.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS