Empresas
Fumacense Alimentos investe em termelétrica
Companhia tem sede no Sul de SC.
A Fumacense Alimentos, localizada em Morro da Fumaça (SC), quer reforçar sua oferta de produtos de alta qualidade sem comprometer o meio ambiente. Por conta disso, investiu R$ 10 milhões na expansão de sua usina termelétrica. Com essa iniciativa, a empresa não apenas dobra sua capacidade de geração de energia elétrica, mas também passa a abastecer todo o parque fabril da matriz e gerar excedente.
O projeto, que teve início em 2015 e foi concluído em 2022, envolveu a aquisição de novos maquinários que permitem uma produção de energia de 2700 kWh. Segundo o engenheiro eletricista Lucas Tezza, coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, a estrutura foi cuidadosamente planejada para atender às demandas da indústria com eficiência.
Os novos equipamentos incorporam tecnologia avançada, aumentando a eficiência da geração de energia com a mesma quantidade de matéria-prima utilizada anteriormente. Destaca-se a turbina de condensação a vácuo, que melhora a passagem do vapor e, consequentemente, o desempenho, elevando a velocidade de trabalho de 6 mil para 8 mil rotações por minuto. O gerador também foi ampliado, tanto em termos físicos quanto de potência.
Termelétrica
A usina opera 24 horas por dia, e todo o controle é realizado de maneira unificada e remota através de um software. Esse sistema permite monitorar diversos parâmetros, como pressão e vazão do vapor, consumo de energia da fábrica, volume exportado e qualidade da energia, tudo a partir de um único aplicativo acessível via Wi-Fi.
Além dos benefícios operacionais, a Fumacense Alimentos projeta comercializar o excedente de energia gerada a partir do segundo semestre deste ano. A empresa já obteve as licenças necessárias do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a autorização da Cooperativa Fumacense de Energia (CERMOFUL) e a validação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse excedente ajudará a compensar os gastos com unidades em Alegrete (RS) e a Cervejaria do Grupo EZOS, em Forquilhinha (SC).
“Estamos muito satisfeitos com os avanços realizados. A nova infraestrutura não só aumenta nossa capacidade produtiva, mas também contribui para uma operação mais sustentável e eficiente,” afirma Tezza.
A usina
Uma usina termelétrica é uma instalação industrial que converte energia térmica em energia elétrica. O processo de geração de eletricidade em uma termelétrica geralmente envolve a queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo ou gás natural, para produzir calor. Esse calor é utilizado para aquecer água e gerar vapor. O vapor gerado, sob alta pressão, é então direcionado para mover turbinas, que, por sua vez, acionam geradores para produzir eletricidade.
-
Política15 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças2 dias atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Agronegócio2 dias atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Economia2 dias atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida
-
Loterias1 dia atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona
-
Saúde1 dia atrás
Reembolso do plano de saúde é direito garantido, mas só em alguns casos