Conecte-se conosco

Agronegócio

Fundo de tecnologia de Bill Gates aposta em robôs ‘agricultores’ integrados

Empresa investiu em sistema hidropônico capaz de analisar e reaproveitar água

Publicado

em

A Iron Ox, uma startup do Vale do Silício, é a nova aposta do fundo de tecnologia Breakthrough Energy, de Bill Gates. A empresa levantou US$ 50 milhões, aproximadamente R$ 263 milhões na cotação atual, em uma rodada de liderada pelo fundo.

O uso de robôs integrados num sistema hidropônico que analisa e reaproveita recursos e, com isso, consome 90% menos água que as plantações tradicionais, ganhou a atenção dos investidores. Segundo o presidente-executivo, Brandon Alexander, “os sensores avaliam o que está faltando e de que a planta precisa”.

Os robôs movem pallets de manjericão genovês e um braço robótico movimenta as plantações para inspeção. Sensores checam níveis de nitrogênio e de acidez da água para um crescimento saudável das plantas. A água não usada pode ser bombeada de volta para o sistema e usada posteriormente. “Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo”, acrescenta Alexander.

A companhia, que já cultivava manjericão tailandês e morangos, agora também está trabalhando em coentro, salsa e tomates. o sistema da Iron Ox funciona em uma área de 10 mil metros quadrados na Califórnia e tem apresentado resultados positivos, mesmo diante do grave período de seca.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS