Fundos Imobiliários - FII's
Fundos imobiliários (FIIS) estão em evidência; veja vantagens de investir
Com a taxa Selic em baixa, os FIIS ganharam mais atenção em detrimento à poupança
Os fundos de investimento imobiliário (FIIS) são uma classe de ativos cada vez mais em evidência.
Eles ganharam mais relevância por duas razoes: a baixa taxa de juros praticada pelo Banco Central, atualmente na casa dos 2% ao ano, bem como a resistência que algumas de suas subclasses mostraram nesse período de pandemia.
Então, dentre as vantagens de se investir em FIIS, a primeira é o retorno muito melhor que a poupança. Entretanto, vale lembrar que diferentemente da poupança, que é renda fixa, os fundos imobiliários são renda variável.
Outra vantagem é que eles remuneram recorrentemente e pagam proventos mensais.
Também costumam atrair investidores que gostam de imóveis como forma de proteger a carteira. Isso porque uma das modalidades de aplicar neste veículo permite a aquisição de lajes e tijolos, ou seja, você passa a ser dono de uma fração de um imóvel.
Prédios de escritórios em Londres
Vantagens mais específicas
A lei determina que os FIIs paguem, no mínimo, 95% aos cotistas. Trata-se de remuneração proveniente do lucro que estes ativos geraram. Quando o investidor dá sorte e encontra um bem posicionado, pode ser remunerado até mesmo mensalmente.
Outra vantagem é a isenção do imposto de renda. Porém, para que se aplica o benefício, o FII deve possuir cotas negociadas apenas na Bolsa ou em mercado de balcão organizado, o mínimo de 50 cotistas, e apenas participantes com menos de 10% do total de cotas do fundo pode usufruir desse benefício.
Mais uma vantagem específica: a liquidez destes ativos é maior do que a de imóveis convencionais.
Outro benefício que vale elencar é a qualidade dos inquilinos. Geralmente são empresários ou empreendedores que usufruem do espaço comercial para implantar seus escritórios.
Mais uma: não pode operar opções. Essa trava deixa os FIIS com menor volatilidade. Hoje em dia, é possível fazer aluguel de cotas, mas não é possível operar derivativos.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio7 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças14 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI24 horas atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer