Conecte-se conosco

Fundos Imobiliários - FII's

Fundos imobiliários (FIIS) estão em evidência; veja vantagens de investir

Com a taxa Selic em baixa, os FIIS ganharam mais atenção em detrimento à poupança

Publicado

em

Fundos Imobiliários - FIIs

Os fundos de investimento imobiliário (FIIS) são uma classe de ativos cada vez mais em evidência.

Eles ganharam mais relevância por duas razoes: a baixa taxa de juros praticada pelo Banco Central, atualmente na casa dos 2% ao ano, bem como a resistência que algumas de suas subclasses mostraram nesse período de pandemia.

Então, dentre as vantagens de se investir em FIIS, a primeira é o retorno muito melhor que a poupança. Entretanto, vale lembrar que diferentemente da poupança, que é renda fixa, os fundos imobiliários são renda variável.

Outra vantagem é que eles remuneram recorrentemente e pagam proventos mensais.

Também costumam atrair investidores que gostam de imóveis como forma de proteger a carteira. Isso porque uma das modalidades de aplicar neste veículo permite a aquisição de lajes e tijolos, ou seja, você passa a ser dono de uma fração de um imóvel.

Fundos imobiliários (FIIS) estão em evidência; veja vantagens de investir

Prédios de escritórios em Londres

Vantagens mais específicas

A lei determina que os FIIs paguem, no mínimo, 95% aos cotistas. Trata-se de remuneração proveniente do lucro que estes ativos geraram. Quando o investidor dá sorte e encontra um bem posicionado, pode ser remunerado até mesmo mensalmente.

Outra vantagem é a isenção do imposto de renda. Porém, para que se aplica o benefício, o FII deve possuir cotas negociadas apenas na Bolsa ou em mercado de balcão organizado, o mínimo de 50 cotistas, e apenas participantes com menos de 10% do total de cotas do fundo pode usufruir desse benefício.

Mais uma vantagem específica: a liquidez destes ativos é maior do que a de imóveis convencionais.

Outro benefício que vale elencar é a qualidade dos inquilinos. Geralmente são empresários ou empreendedores que usufruem do espaço comercial para implantar seus escritórios.

Mais uma: não pode operar opções. Essa trava deixa os FIIS com menor volatilidade. Hoje em dia, é possível fazer aluguel de cotas, mas não é possível operar derivativos.

Você pode gostar
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.