Conecte-se conosco

Saúde

Fungo parecido com o de ‘The Last of Us’ é descoberto no Brasil!

Apesar de ser parecido com o da série, este fungo domina cadáveres de insetos. Saiba mais sobre as semelhanças com a ficção!

Publicado

em

Recentemente, a série de “The Last of Us” foi um sucesso bombástico da HBO Max. A trama segue a ideia de eventos que aconteceram no jogo homônimo da Naughty Dog, de 2013, em que uma espécie de fungo transforma as pessoas em “zumbi”.

O zumbi fica entre aspas porque não é bem isso que eles se tornam, mas sim infectados, assim como a série e o jogo fazem questão de deixar claro. Desse modo, ainda existe uma pessoa ali dentro, mas totalmente à mercê das vontades do fungo.

Nas mídias fictícias, o fungo que transformou o mundo foi o Cordyceps, um tipo real de ascomicetos que cresce em insetos e demais artrópodes, e que atualmente vem sendo relacionado a possíveis avanços em relação ao câncer e pacientes resistentes à insulina.

Pesquisadores descobrem fungo estilo ‘The Last of Us’

Um grupo de pesquisadores descobriu recentemente um fungo parasita similar ao que é visto nas mídias de ficção de “The Last of Us”, na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, enquanto buscava por novas espécies e documentava a biodiversidade do local.

O fungo é da espécie Purpureocillium aff. atypicola, que apesar de descoberto ainda não foi oficialmente catalogado. Uma de suas principais características é a cor roxa, por isso o “purpure” no nome.

Atualmente, há apenas seis espécies oficialmente descritas. Ele é capaz de ocupar cadáveres e transformar seus corpos em uma espécie de “zumbi” (ou “infectado”, como em “The Last of US”), podendo infectar os insetos como os que seguem:

  • Besouros;
  • Moscas;
  • Mosquitos;
  • Borboletas;
  • Joaninhas.

Já na pesquisa, o grupo de pesquisadores do Rio de Janeiro, Nova York (EUA) e Kew (Reino Unido), especialistas em plantas, répteis, fungos e demais reinos biológicos, encontraram o fungo em um cadáver de aranha-de-alçapão, conforme pode ser conferido na imagem abaixo:

Imagem: Flickr/joaofungo

A imagem pode ser bastante assustadora, mas não é motivo de alarme e temor por um futuro parecido com aquele que pôde ser visto no videogame e na série de “The Last of Us”. Bom, pelo menos não por enquanto.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS