Conecte-se conosco

Saúde

Dúvida cruel: pode comer pão com bolor? Médico responde

Médico conhecido por compartilhar dicas nas redes sociais, traz um alerta importante sobre o consumo de pão com bolor.

Publicado

em

Quando você abre a embalagem do pão e dá de cara com aquele bolor indesejado, a tentação pode ser cortar fora a parte mofada e aproveitar o que sobrou, certo? No entanto, essa pode não ser a melhor ideia. Karan Raj, um médico conhecido por compartilhar dicas e informações úteis nas redes sociais, traz um alerta importante sobre o consumo de pão com bolor.

Por que não deve comer pão mofado?

O problema com o bolor no pão vai muito além daquela camada visível e desagradável na superfície. O que muitas pessoas não sabem é que esse bolor é apenas a parte visível de algo maior e mais complexo.

O tal bolor é, na verdade, a parte reprodutiva do fungo, conhecida como esporângio, responsável por liberar esporos que se espalham por todo o pão, atingindo até as partes que parecem estar limpas e seguras para consumo.

Além dos esporos, o bolor tem algo como “raízes”, chamadas hifas, que se infiltram profundamente no pão. E aqui está o grande perigo: essas raízes podem carregar micotoxinas, toxinas poderosas capazes de causar sérios problemas de saúde, chegando até a serem fatais.

O risco das micotoxinas

Micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por certos tipos de fungos, e a exposição a elas pode levar a uma variedade de problemas de saúde.

O pior é que não dá para saber apenas olhando qual tipo de bolor está crescendo no seu pão e se ele está produzindo essas toxinas perigosas. Então, por mais que um pedaço do pão pareça livre de bolor, não há garantia de que ele esteja seguro para ser ingerido.

Diante desses fatos, a recomendação do Dr. Karan Raj é clara: melhor não arriscar. Ao menor sinal de bolor no pão, a atitude mais segura é descartá-lo completamente. Sabemos que jogar comida fora nunca é algo agradável, mas quando se trata de evitar riscos à saúde, é sempre a decisão mais prudente.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS