Conecte-se conosco

Saúde

Gás de cozinha pode causar problemas de saúde mesmo desligado

Entre os perigosos poluentes que são liberados com o uso do gás de cozinha, estão o dióxido de nitrogênio, que é resultado da combustão

Publicado

em

Calendário do vale-gás, Foto: Pexels.

A Sociedade Americana de Química realizou uma pesquisa onde percebeu que o gás de cozinha pode ser prejudicial para saúde. O estudo mostrou que, mesmo fechado, ele libera alguns poluentes no ambiente, que podem ser tóxicos à saúde.

Entre os perigosos poluentes que são liberados com o uso do gás de cozinha, estão: o dióxido de nitrogênio, que é resultado da combustão. Esse tipo de exposição pode acabar resultando em doenças como a asma mais grave.

Além do contato com essa substância se dar por meio interno, ou seja, pelo uso do gás de cozinha dentro da residência, as famílias também podem ter contato com esse tipo de substância por meio de fonte externa. Quem é mais responsável por essa contaminação externa é o tráfego rodoviário.

Mas a fonte mais significativa que está diretamente ligada com esse tipo de contaminação é o fogão a gás, já que a poluição externa é mais dissipada, devido à grande área. No entanto, em casa, o dióxido de nitrogênio não possui muito espaço para se dissipar, com isso,  acaba ficando restrito a ambientes onde as famílias convivem com frequência.

O ambiente interno da residência influencia diretamente no nível que as pessoas são afetadas por esse tipo de poluição, ao ponto que, em ambientes menores, as pessoas ficam mais expostas ao dióxido de nitrogênio, pois o espaço para que ele se dissipe é muito pequeno.

Casas maiores, bem ventiladas e que contenham exaustores, costumam ter um nível de dióxido de nitrogênio menor, ou menos concentrado, já que a poluição tem mais espaço para se dissipar e, até mesmo, recebe ajuda de exaustores para sair dos ambientes.

Outros problemas que o dióxido de nitrogênio pode causar, quando exposto a altas concentrações, é o sangramento nasal, irritação de garganta, dores de cabeça, náuseas e fadiga.

Outro estudo mostrou que mesmo sem estar sendo utilizado, o gás de cozinha pode produzir metano, que é um dos principais elementos de sua composição. O elemento não apresenta cor nem cheiro, por isso, não percebemos sua emissão.

Para solucionar este problema e não correr riscos de contaminação, especialistas indicam a troca de fogões a gás por fogões elétricos, por exemplo, ou outras alternativas mais seguras.

Caso você tenha muito contato com fogões a gás e venha sentindo muitos dos sintomas mencionados acima, talvez seja uma boa hora de rever o tipo de aparelho que utiliza.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS