Conecte-se conosco

Automobilística

Gasolina cara e falta de peças: Mercado de locação de carros enfrenta crise

As locadoras de automóveis têm assistido seus lucros retraírem mês a mês. São vários fatores que acarretaram problemas no setor; entenda:

Publicado

em

A atual crise no setor automobilístico vem provocando profundas mudanças no mercado. Com a falta de semicondutores e outros componentes, as locadoras começaram a buscar por seminovos. Anteriormente, essas empresas realizavam a compra direto da fábrica com uma série de benefícios fiscais.

Porém, o caso se agrava com a alta dos preços dos combustíveis. Muitos motoristas devolveram os veículos para as locadoras, por inviabilidade do trabalho. O presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Júnior, falou sobre o tema.

Alta devolução

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o representante diz que já forma devolvidos 30 mil veículos. Logo no início da pandemia, em 2020, o número chegou a 160 mil carros devolvidos no Brasil. Contudo, essa quantidade foi recuperada em 2021.

O problema agora é outro e se caracteriza pela somatória de dois fatores. Como mencionado antes, a falta de semicondutores diminui a entrega de veículos novos pelas fábricas. Além disso, o valor excessivo dos combustíveis fez cair a demanda por veículos de aluguel.

Crise

Há cinco anos, as locadoras eram detentoras de 20% do total de automóveis vendidos no país. Essa porcentagem vem caindo nos últimos meses e já atinge os 15%.

Até agosto, foram vendidos 1,33 milhão de carros e comerciais leves no país. Desse total, 200 mil se destinaram às locadoras de veículos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Fora isso, ainda existe um novo fator que deve agravar o lucro das locadoras tradicionais. Os planos de assinatura que várias marcas criaram concorre diretamente no mercado.

A adesão a essa modalidade tem se expandido. Nela, o consumidor escolher um carro zero km disponível e faz a assinatura. Os planos contemplam entre um e três anos. Toda a documentação e manutenção fica a cargo das concessionárias.

Por fim, também pode-se destacar o aumento no preço dos automóveis e queda nos benefícios. Antes, as locadoras recebiam quase que uma isenção de impostos. Contudo, o benefício foi reduzido em diversos casos.

Procura por carros

O presidente da Abla afirmou ao Estado de S. Paulo que os locadores estão garimpando automóveis. As alternativas são várias e incluem a busca por estoques em concessionárias e por seminovos. Contudo, encontrar carros usados pouco rodados está cada dia mais difícil.

Miguel Júnior destacou, ainda, que existem filas de espera para locação por assinatura e frotas. Nas concessionárias também existem filas por carros novos em estoque.

De acordo com a Abla, existem 11 mil locadoras que estavam dispostas a comprar 800 mil veículos. Porém, com as dificuldades apresentadas, a estimativa foi reduzida para 380 mil. Portanto, menos da metade da previsão inicial para 2021.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Automobilística

Confira: Mitsubishi divulga fotos do novo Outlander híbrido

O novo SUV da marca japonesa chega aos EUA em 2022, mas também deve ser oferecido no mercado brasileiro.

Publicado

em

O novo Mitsubishi Outlander deve chegar aos Estados Unidos da América (EUA) em 2022. O SUV híbrido da marca japonesa está previsto também para desembarcar ao Brasil. O novo modelo teve fotos e detalhes divulgados pela montadora recentemente.

Leia mais: Nova Yamaha MT-03 Homem de Ferro chega às lojas

Outlander híbrido

A Mitsubishi vai lançar o novo SUV híbrido em dezembro no Japão. Contudo, a apresentação oficial está marcada par ao dia 28 de outubro. Nela, a marca vai divulgar a ficha técnica completa e todas as informações do Outlander.

A tração do utilitário-esportivo será integral e pode ser ligada à tomada para carregar as baterias. As rodas traseiras serão tracionadas pelo motor elétrico, enquanto as dianteiras continuam movidas à combustão.

O SUV híbrido conta com faróis grandes na versão europeia, embutidos no para-choque. Também possui entradas de ar grandes, laterais com escavações e rodas aro 20. Todos esses detalhes conferem ar robusto e esportivo ao modelo da Mitsubishi.

Mais detalhes

De acordo com a fabricante, o novo Outlander será vendido em 10 cores diferentes. Entre elas está o Preto Diamante, com tons de branco e vermelho. O painel e os comandos são estilizados conforme o design arrojado que o exterior mostra.

Apesar de ter seu lançamento em 2022, o modelo já integra a identidade 2023 da Mitsubishi. Mesmo sendo híbrido, ele contará com dispositivo plug-in e sete lugares em seu interior.

Mesmo com várias informações fornecidas, ainda não se sabe qual será o conjunto mecânico. Contudo, especula-se que o motor gere a potência combinada para passar de 220 cv.

O preço do novo Outlander não foi divulgado, mas ele deve chegar ao mercado nacional. A concorrência se dá na esfera dos carros de luxo da marca. Neste sentido, vale destacar que os modelos elétricos no Brasil não custam menos de R$ 150 mil.

Não há previsão da chegada do SUV para o mercado nacional. Porém, em 2022 ele estará disponível para os consumidores norte-americanos. Ainda em 2021, em dezembro, o modelo deve ser vendido no Japão.

Continue lendo

Automobilística

Nova Yamaha MT-03 Homem de Ferro chega às lojas

Modelo de moto foi inspirado no personagem da Marvel e ostenta diversos detalhes exclusivos. Confira o valor e a ficha técnica:

Publicado

em

A nova Yamaha MT-03 Homem de Ferro chegou ao mercado brasileiro. O veículo apresenta um visual que vaia gradar todos os amantes de super-heróis e os que gostam de esportividade. O preço sugerido do modelo limitado é de R$ 27.790.

Leia mais: Mudança na cobrança de ICMS sobre combustíveis é aprovada; Valor pode cair em 2022

Não é a primeira vez

Vale destacar que esta não é a primeira vez que a marca lança produtos nessa linha. Ela já produziu a NMAX 160 ABS Star Wars e a Fazer 250 Capitã Marvel e Pantera Negra. Além destas, teve também a Lander 250 Capitão América. Agora a homenagem a Tony Stark chega às concessionárias de todo o país.

Como exposto, não são apenas os fãs da Marvel que vão querer este modelo. A pintura única ficou bastante atrativa e deve chamar atenção de colecionadores. Os motociclistas que gostam de uma pegada mais esportiva também vão gostar do design.

A MT-03 é uma moto esportiva naked (sem carenagem) de alta performance. Na versão Homem de Ferro ela conta com as cores vermelho-vivo e dourado. Os grafismos também são detalhes exclusivos e que remetem ao personagem dos quadrinhos.

Mais detalhes

No tanque da moto está uma figura estilizada do personagem. Enquanto nas carenagens é possível encontrar o logotipo dos Avengers. Fora isso, partes do traje do Homem de Ferro estão presentes nas laterais do veículo. Tudo foi feito de modo a não parecer um brinquedo de criança, mas sem deixar dúvidas do que se trata.

As rodas de liga leve também contam com detalhes dourados na cor preta. A MT-03 Homem de Ferro vem equipada com motor bicilíndrico de quatro tempos. Ela oferece 42 cv de potência e torque de 3 kgfm. O câmbio sincronizado conta com seis velocidades.

O freio é de disco ventilado e com sistema ABS. A naked esportiva pesa 169 kg e conta com tanque de 14 litros. No conjunto ótico, a Yamaha disponibilizou faróis em LED diminuto e luzes diurnas também em LED. Aliás, a fabricante disse que o farol com projetor foi inspirado no traje de Tony Stark.

Continue lendo

Automobilística

Honda libera mais fotos da nova geração do HR-V

Modelo conta com versão híbrida que também deve chegar ao Brasil em breve. Ela é capaz de fazer mais de 18 km/l.

Publicado

em

Depois de quase oito meses, a Honda decidiu liberar novas imagens do HR-V 2022. O SUV compacto chega ainda em 2021 na Europa e possui versão híbrida e:HEV. Ela é capaz de fazer 18,5 km/l na gasolina. Aliás, esta versão também é aguardada pelo mercado brasileiro.

Leia mais: Volkswagen Virtus adiciona mais segurança e tecnologia na versão 2022

Novo Honda HR-V

A data de chegada do novo HR-V no Brasil é início de 2022, sem mês definido. Na verdade, o SUV será fabricado na unidade da Honda em Itirapina (SP). Com isso, sua chegada às lojas de todo o país será rápida. Espera-se que ocorra ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

Os consumidores, aliás, podem esperar um veículo surpreendente. Afinal, o HR-V chegará totalmente modificado e ainda deve subir de patamar. Ou seja, vai disputar mercado até o novo Toyota Corolla Cross. O problema é que com isso o preço também deve ficar mais salgado.

Detalhes

A versão híbrida do modelo será convertida para flex, então utilizará gasolina e etanol. Contudo, está versão será a última a ser lançada. Inicialmente, os brasileiros vão conferir o carro com o mesmo perfil de motor.

Assim, o novo HR-V será equipado com motor 1.8 flex de até 140 cv de potência. Além disso, a versão topo de linha será 1.5 turbo, com 173 cv de potência. O câmbio automático será CVT, com simulação de marchas no volante.

Estética

A nova geração do SUV mantém o foco na elegância, com linhas mais refinadas e menos esportivas. Apesar disso, não perde a grandeza característica de um utilitário-esportivo. A iluminação é Full LED e as lanternas traseiras se conectam em uma barra de destaque. Aliás, este é o padrão que quase todas as montadoras estão aderindo.

O visual “clean refinado” se mantém no interior, que não ganhou grandes mudanças. O destaque vai para a longa saída de ar na parte superior, diferente da geração passada. Além disso, agora a central multimídia é flutuante.

Os valores ainda não foram revelados pela fabricante japonesa. Porém, com base em comparações com a concorrência e outros modelos, é possível oferecer uma estimativa. O nova Honda HR-V deve chegar ao mercado custando algo entre R$ 110 mil e R$ 160 mil.

Continue lendo

MAIS ACESSADAS