Conecte-se conosco

Automobilística

Gasolina cara: Tanque cheio ajuda a gastar mais; entenda o motivo

Pedir para completar o tanque “até a boca” pode ser mais prejudicial do que se imagina. Com gasolina nas alturas, não dá para bobear.

Publicado

em

Novamente a Gasolina teve um reajuste em seu valor. Não foi só ele, aliás, que aumento de preço. O óleo diesel já acumula alta de 65% em 2021. Se o número surpreende, saiba que a gasolina já supera os 73% de alta nos preços este ano. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por isso, algumas dicas podem ser importantes para economizar.

Leia mais: Sem ICMS: Quanto custariam a gasolina e o diesel se o tributo fosse zerado?

Encher o tanque faz gastar mais

É só ter um preço acessível, que muitos motoristas decidem encher o tanque para economizar. Ledo engano, já que o carro com tanque cheio tende a gastar mais combustível.

Pois é, o que acontece é que quanto mais pesado o carro estiver, mais ele gasta para rodar. Basta saber que a cada 100kg de peso, os veículos consomem cerca de 6% a mais de combustível.

Embora pareça pouco o aumento, se diluir esse montante nos 30 dias de um mês, o valor é expressivo. Quanto mais rodar, mais vai gastar.

Pouco combustível também gasta muito

Pensando assim, a solução seria andar com o tanque no mínimo, certo? Claro que não. Além de correr o risco de uma pane seca, quanto mais ar dentro do tanque, mais gasolina evapora.

Na dúvida, o correto não é encher o tanque sempre, nem deixar a luz da reserva acender. Prefira o meio termo e tente economizar buscando por bons preços e boa qualidade.

Gasolina bate recordes

Desde 2016, a Petrobras adota um reajuste de preços pautado pelas variações internacionais do petróleo. Após a última alta anunciada pela estatal no Brasil, o petróleo já subiu quase 4%. Atualmente, o barril do tipo Brent (padrão) aumentou e ficou cotado a US$ 86,35.

A ANP também chegou a apontar mais de oito altas consecutivas no preço do barril de petróleo. O valor está em constante elevação e reflete diretamente no preço dos combustíveis. Entenda o que fez o prelo subir:

Por que o petróleo está tão caro?

1 – Aumento na demanda

No último dia 28 de setembro, o preço do barril do tipo Brent passou de US$ 80. É a primeira vez que atinge um valor nesse patamar desde 2018. Porém, este não é um fator isolado que faz o preço crescer no mundo inteiro.

A China, por exemplo, tem utilizado mais gás natural para substituir o uso do carvão. Isso faz com que o petróleo eleve seu custo. Na Europa, o gás natural também tem sido utilizado com mais frequência.

Alguns parques eólicos produziram menos por conta da escassez de ventos. De modo geral, o mundo passa por uma crise energética, o que faz o petróleo seu mais utilizado e subir de preço. Em contrapartida, a produção do combustível fóssil não aumentou.

2 – Dólar em alta

O preço do barril é avaliado em dólar. Portanto, toda vez que o dólar sobe, o petróleo acompanha a alta. Em especial no Brasil, o dólar tem quebrado recordes de altas.

Analistas dizem que um dos principais problemas está na crise institucional. As brigas entre os poderes geram insegurança e pouco investimento no país. Isso eleva cada vez mais a cotação da moeda norte-americana.

3 – Biocombustíveis caros

Os biocombustíveis também ficaram mais caros. Eles são componentes que compõe combustíveis como gasolina e diesel. Tanto o etanol quanto o biodiesel ficaram mais caros.

Esse encarecimento também está ligado à crise energética e à crescente demanda diante da mesma oferta.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS