Automobilística
Gasolina muito barata? Cuidado! Combustível pode estar adulterado
Prática, que é considerada criminosa, causa sérios danos ao carro, além de custar caro para o motorista no momento de repará-lo.
Os constantes aumentos dos combustíveis fazem os motoristas partirem em busca sempre do menor preço na hora de abastecer o carro. No entanto, valores muito abaixo do que é comercializado no mercado pode ser um alerta de problema: o de adulteração de combustíveis. O caso não se aplica apenas à gasolina, mas também ao etanol e óleo diesel.
Leia mais: Caixa libera de 1 a 3 opções de crédito via site ou aplicativo
A prática, que é considerada criminosa, pode causar sérios danos ao carro, custando caro para o motorista no momento de repará-lo. Mas atenção: os sinais de que o combustível foi batizado não demoram a aparecer.
Carros com combustível batizado
Quando um carro é abastecido com combustível batizado, o motor começa a falhar e perder potência. Além disso, o consumo aumenta de uma hora para outra, podendo comprometer o funcionamento de certos itens, como filtro de bomba de combustível, assim como velas.
Hoje em dia, a prática mais comum utilizada pelos fraudadores é acrescentar etanol, no caso da gasolina, o que aumenta o seu nível percentual padrão, que é de 27%. Em se tratando do etanol, o método criminoso mais comum é acrescentar água, ato que pode comprometer o funcionamento do motor.
“Adicionar solventes à gasolina e ao diesel é a prática mais danosa, pois determinados solventes atacam os materiais como injetores e bombas de combustível, e provocam depósitos nas válvulas”, explicou o engenheiro Henrique Pereira.
Além da tática de “batizar” os combustíveis, postos desonestos criam maneiras de burlar a aferição volumétrica da bomba, neste caso por meio de um chip, que informa um valor maior daquele que foi de fato fornecido dentro do tanque.
Outro indício de adulteração está ligado ao preço. Se o combustível estiver muito barato, evite abastecer.
Como fugir de combustível batizado
Veja a seguir algumas atitudes que podem diminuir as chances de você abastecer seu carro com combustível adulterado:
- Exija sempre a nota fiscal na hora de abastecer. Todo posto é obrigado a fornecê-la;
- Tenha cuidado com promoções e fique atento aos preços cobrados pelas variantes aditivadas. Os postos são obrigados a exibir os valores cobrados pelos combustíveis logo na entrada do estabelecimento;
- Fique de olho na empresa responsável pelo fornecimento do combustível. Tanto o nome da distribuidora, como a razão social, CNPJ e endereço do posto são informações que devem estar visíveis nas bombas;
- Peça o teste de combustíveis (de proveta, volume ou teor alcoólico) sempre que achar necessário. Os postos são obrigados a fazê-los, devendo sempre manter preparados os equipamentos de mediação e certificação.
Para denunciar algum posto e distribuidora que comercializam combustível adulterado, basta entrar em contato com o Centro de Relações com o Consumidor da ANP pelo telefone 0800-970-0267.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%