Conecte-se conosco

Automobilística

Gasolina x Etanol: Como decidir pela opção mais rentável?

Motoristas que conduzem carros equipados com motor flex ainda têm muitas dúvidas sobre qual combustível escolher. Entenda qual é o melhor.

Publicado

em

Há muitos benefícios no uso de combustível aditivado, entre eles podemos citar que o motor se mantém limpo por um período maior, reduzindo os atritos ocasionados pelo acúmulo do carbono. Com a manutenção da limpeza do motor, o veículo acaba tendo um desempenho melhor.

Com o uso do combustível aditivado, a própria eficiência do motor se desenvolve de uma maneira melhor. Isso é possível porque a cabeça dos pistões e a válvula de admissão são menos danificadas com o uso desse tipo de combustível.

No entanto, em 2022, a gasolina chegou a registrar um aumento de 40% em seu preço. O preço já diminuiu algumas vezes, mas mesmo assim, ainda está pesando no bolso dos motoristas.

Como o motor flex possibilita que o veículo possa receber dois combustíveis em qualquer proporção, os condutores de carros equipados com esse tipo de motor estão preferindo substituir a gasolina pelo etanol. Será que essa escolha realmente vale a pena?

A escolha está sendo o etanol porque seu valor, geralmente, se encontra mais baixo do que a gasolina e o álcool. O manual e as especificações técnicas fazem previsões sobre a economia do veículo. É importante se atentar ao fato de que a expectativa de economia jamais deve ir além dessas previsões.

O automóvel jamais terá o mesmo rendimento de quando estava novo, já que, com o tempo, sua capacidade vai declinando.

Além disso, o uso da gasolina aditivada ou do etanol aditivado apresenta poucas semelhanças entre si, mas assim como a gasolina, o etanol aditivado também é capaz de limpar o sistema de alimentação e reduzir o atrito entre as partes do motor que mantêm contato direto com o combustível.

Na gasolina aditivada o responsável por essa limpeza é a quantidade de etanol anidro que a fórmula possui, já que ¼ da gasolina aditivada é composta por ele. Além disso, há também detergentes e dispersantes. Esses são outros dois componentes que ajudam o motor a se manter limpo.

A diferença se dá quando o etanol aditivado consegue realizar a prevenção de algumas possíveis ocasiões futuras. Além disso, ao longo dos anos de uso de etanol aditivado, a quantidade de combustível exigida pelo veículo pode diminuir.

Contudo, o máximo que pode-se esperar com o uso do etanol aditivado é que no máximo 0,9% da autonomia geral do carro seja melhorada.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS