Conecte-se conosco

Automobilística

Qual é o melhor? Gasolina Comum ou Etanol Aditivado

Existem duas maneiras de comparar os preços recentes da gasolina e etanol aditivado

Publicado

em

mulher com duvidas na bomba de gasolina

A gasolina é um combustível feito de petróleo bruto e outros líquidos de petróleo. A gasolina é usada principalmente como combustível para motores de veículos. As refinarias de petróleo e as instalações de mistura produzem gasolina para motores para venda em postos de abastecimento de gasolina no varejo.

A maior parte da gasolina que as refinarias de petróleo produzem é, na verdade, gasolina inacabada (ou misturas de gasolina). Os blendstocks de gasolina requerem a mistura com outros líquidos para produzir gasolina de motor acabada, que atende aos requisitos básicos de combustível adequado para uso em motores de ignição por faísca.

Já o etanol tem sido amplamente utilizado em todo o mundo como um biocombustível renovável para substituir parcialmente os combustíveis fósseis, com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes e gases de efeito estufa.

No Brasil, o etanol está disponível nos postos de gasolina em dois tipos diferentes de combustível: o etanol hidratado e o etanol anidro. O etanol hidratado (94% etanol, 6% água) é utilizado diretamente nos veículos E100 e também nos veículos flex.

O etanol anidro é misturado à gasolina para formar o combustível E (20-27) conhecido como gasolina C, como teor de mistura definido pelo governo dependendo da disponibilidade de etanol e das condições de mercado.

Gasolina comum e Etanol aditivado

Existem duas maneiras de comparar os preços recentes da gasolina e etanol aditivado: os preços históricos são definidos pelo preço nominal ou pelo preço real. O preço realmente pago na bomba é o preço nominal.

O preço real é o preço que é ajustado para remover o efeito das mudanças no valor do dólar ao longo do tempo. Os preços reais geralmente refletem o valor em relação a um ano base.

O preço de varejo da gasolina comum e do etanol aditivado inclui quatro componentes principais:

  • O custo do petróleo e do etanol bruto
  • Custos e lucros de refino
  • Custos e lucros de distribuição e marketing

Custos da gasolina comum e etanol aditivado

O custo do combustível bruto é o maior componente do preço de varejo da gasolina e do etanol, e o custo do petróleo bruto ou do etanol varia ao longo do tempo e entre as regiões do país.

Os impostos federais, estaduais e municipais também contribuem para o preço de varejo da gasolina e do etanol. Já os custos e lucros do refino variam sazonalmente, em parte por causa das diferentes formulações de gasolina necessárias para reduzir a poluição do ar.

Os custos e lucros de distribuição, marketing e revendedores varejistas também estão incluídos no preço de varejo da gasolina e do etanol. A maior parte da gasolina e do etanol é transportada das refinarias por dutos para terminais próximos às áreas de consumo, onde podem ser misturadas a outros produtos — para atender às especificações do governo e do mercado.

Uma regra deve ser utilizada para descobrir qual combustível compensa ser utilizado. Se o etanol tiver um preço 70% ou menos que o referente a gasolina, esse combustível é o ideal para seu veículo. Se o preço do etanol for superior a 70% do preço da gasolina, o ideal é utilizar o combustível fóssil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS