Conecte-se conosco

Agronegócio

Goiás é destaque na produção nacional de girassol

Estado lidera o ranking de produção na safra 2020/2021, com 70% da fabricação do País

Publicado

em

girassol

O agricultor goiano tem investido cada vez mais no grão! E isso se deve à facilidade no cultivo. O girassol tem boa resistência hídrica, capacidade de suportar temperaturas mais elevadas e ainda possui menor incidência de doenças e pragas.

Prova disso é que já são 20 mil hectares na atual safra, aumento de 2% em comparação com a área cultivada no último período, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A produtividade média é 25% maior em relação à safra anterior. Atualmente, são produzidas 2,1 toneladas por hectare.

Goiás é líder do ranking nacional de produção de girassol na safra 2020/2021, com estimativa de 42 mil toneladas, o que representa um crescimento de 27,7% em relação à safra anterior. Entre as cidades de maior destaque da produção estão Caldas Novas, Piracanjuba e Vianópolis.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, o grão é bastante utilizado na indústria alimentícia, nutrição animal e na produção de biodiesel. “Essa diversificação no uso do girassol tem chamado a atenção do agricultor, que já percebeu a viabilidade técnica e econômica dessa atividade agrícola. Isso faz com que o cultivo do grão, que também encanta pela beleza de seus campos de girassóis, cresça cada vez mais no Estado”, afirma.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS