Conecte-se conosco

Automobilística

Gol anuncia 250 carros voadores para utilizar no Brasil a partir de 2025

Projeto prevê a criação de uma malha repleta desses veículos até o final de 2025. Iniciativa deve possibilitar trânsito aéreo regional em todo o Brasil.

Publicado

em

Carro voador elétrico Gol

Ná última terça-feira (21) a Gol afirmou que pretende arrendar 250 carros elétricos voadores. Apesar do nome, os veículos são aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O acordo foi firmado através do Grupo Comporte, que pertence ao acionista controlador da Gol, com a Avalon. Esta última é responsável pelo leasing de aeronaves.

Leia mais: Preço de pedágio deve subir em todo o Brasil para compensar prejuízo

Previsão de voo

A empresa estima que iniciará a utilização desses novos veículos no Brasil até o final de 2025. A ideia é criar uma malha desses equipamentos no país. 

As aeronaves são do tipo VA-X4 eVTOL, desenvolvido pela empresa britânica Vertical Aerospace. Esse modelo se trata de um dos mais avançados táxis aéreos já produzidos comercialmente até hoje. 

Ainda neste mês de setembro, mais especificamente no dia 15, a Gol falou sobre seus novos investimentos. No comunicado, a empresa afirma que vai receber aporte de US$ 200 milhões da American Airlines. Esta é a maior empresa de aviação das américas e uma das maiores do mundo inteiro.

A proposta entre as empresas é a de ampliar o acordo de compartilhamento de voos entre elas.

Ampliação do setor de locomoção aérea

Vale lembrar que a Gol comprou a MAP ainda no mês de junho de 2021. Ela é a operadora que controla o Norte do Brasil até São Paulo. Assim, o recente acordo da empresa integra uma estratégia de investir no transporte aéreo regional.

Carro voador

Conhecido como carro voador, o VA-X4 consegue transportar até quatro passageiros, além do piloto. Ele pode alcançar 160 quilômetros com apenas uma carga de bateria e atingir 320 km/h.

Inicialmente, a empresa Gol investirá na viabilidade de utilizar o veículo aéreo inovador. Isso inclui a certificação do carro voador pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Anac também realizará avaliação de infraestrutura necessária para o uso do VA-X4 no Brasil. Demais autoridades responsáveis também devem auxiliar no processo fiscalizatório.

Por sua vez, a fabricante Avolon acredita que a autorização final para usar o veículo sairá até 2024.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS