Conecte-se conosco

Bancos

Golpes no WhatsApp, falsas vendas e atendentes de banco lideram queixas em 2024

Levantamento da Febraban.

Publicado

em

Em um cenário cada vez mais digital e interconectado, os golpes virtuais continuam se sofisticando e afetando milhões de brasileiros. De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os principais golpes relatados por clientes bancários em 2024 foram clonagens de WhatsApp, falsas vendas online e fraudes envolvendo atendentes falsos de instituições financeiras.

O avanço da tecnologia também tem sido acompanhado pela criatividade dos criminosos. A cada dia, novas tentativas de fraudes são registradas, com o objetivo de enganar e prejudicar os consumidores, afirma a Febraban.

Entre os golpes com maior número de reclamações registradas no ano passado estão o golpe do WhatsApp, com 153 mil queixas; falsas vendas online, com 150 mil; falsa central bancária, com 105 mil; phishing (pescaria digital), com 33 mil; falso investimento, com 31 mil; troca de cartão, com 19 mil; envio de boleto falso, com 13 mil; devolução de empréstimo, com 8 mil; mão fantasma (uso remoto de dispositivos), com 5 mil; e falso motoboy, também com 5 mil reclamações.

Golpe do WhatsApp 

Nesse tipo de fraude, criminosos tentam registrar a conta da vítima em outro celular. Para obter o código de verificação enviado por SMS, eles se passam por representantes de empresas ou serviços e pedem que o usuário informe o número recebido. A Febraban recomenda ativar a verificação em duas etapas no aplicativo, criando uma camada extra de segurança.

Falsas vendas online 

Criminosos criam sites falsos, perfis em redes sociais e enviam promoções enganosas por e-mail, SMS e WhatsApp. Muitas vezes, os preços são bem abaixo do mercado, atraindo vítimas que acabam pagando por produtos que nunca serão entregues. A orientação é desconfiar de ofertas muito vantajosas e dar preferência a sites conhecidos e confiáveis.

Falsa central bancária 

Nessa fraude, golpistas se passam por atendentes do banco e alertam sobre supostos problemas na conta ou compras irregulares. Com esse pretexto, pedem dados pessoais e orientam transferências de valores. A Febraban reforça que os bancos não pedem senhas, dados pessoais ou chaves de segurança por telefone. Ao receber uma ligação suspeita, a recomendação é desligar e entrar em contato com a instituição por canais oficiais.

Phishing 

Conhecido como pescaria digital, esse golpe é aplicado por meio de links maliciosos enviados por e-mail ou mensagens falsas. Ao clicar, o usuário instala programas que capturam dados e informações bancárias. A Febraban orienta que nunca se clique em links desconhecidos e que o antivírus esteja sempre atualizado.

Falso investimento 

Fraudadores criam sites e perfis falsos que prometem retornos rápidos e muito acima da média do mercado. Muitas vezes, usam nomes de empresas conhecidas ou se apresentam como especialistas em finanças. A recomendação é desconfiar de lucros fáceis e verificar se a empresa está registrada em órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Troca de cartão 

O golpe ocorre no momento do pagamento, quando o vendedor troca o cartão da vítima por outro parecido. Após observar a senha digitada, utiliza o cartão verdadeiro para fazer compras. É importante estar atento ao receber o cartão de volta e, sempre que possível, digitar a senha de forma discreta.

A Febraban reforça que, em todos os casos, a prevenção e a atenção são as melhores formas de evitar prejuízos. A educação digital e o cuidado com informações pessoais devem ser constantes, alerta a entidade.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS