Tecnologia
Golpes são aplicados em todos os lugares, até mesmo com o ChatGPT; Fique esperto!
À medida que a tecnologia evolui, os golpistas se adequam. Assim, cada vez mais golpes são aplicados pela internet, então, fique atento.
A tecnologia chega para ajudar e facilitar a nossa vida. No entanto, muitas vezes acaba por facilitar também a vida dos golpistas. Agora, com diversos golpes circulando na internet, é preciso ficar atento.
A nova ferramenta que virou febre, o ChatGPT, que funciona por meio de inteligência artificial, também vem sendo utilizada por golpistas para aliciar suas vítimas. Infelizmente, um dos únicos meios de evitar cair em golpes aplicados através da internet é ficar atento e conhecer as novas práticas.
A ferramenta de inteligência artificial pode ser muito útil para auxiliar em dúvidas, certas atividades ou apenas para passar o tempo naquele momento de tédio. No entanto, é importante sempre estar atento para não cair distraidamente em um golpe.
Essa situação não é brincadeira, e até mesmo a Europol, uma agência de aplicação de leis da União Europeia, emitiu alertas para as práticas criminosas. Segundo o que informa a agência, como o LLMs do ChatGPT é aprimorado todos os dias, ele se torna extremamente atraente aos criminosos.
A ferramenta de inteligência artificial permite uma comunicação em qualquer idioma, de forma perfeita e sem erros. Os golpistas se utilizam das facilidades trazidas pela ferramenta para alcançar mais vítimas em pouco tempo.
Segundo informações da Darktracel, uma empresa inglesa de cibersegurança, os golpistas utilizam ferramentas como o ChatGPT para criar e-mails com conteúdo de phishing.
O que isso quer dizer? Por mais que os golpistas não utilizem o ChatGPT como plataforma na qual acontece o golpe, eles utilizam a inteligência artificial para os auxiliar a aprimorar suas táticas de persuasão.
Não caia em golpes!
As dicas para evitar cair em golpes, principalmente quando o assunto é a tática de phishing, o procedimento é padrão. Recebeu um e-mail, SMS ou mensagem nas redes sociais com links suspeitos ou cobranças? Ignore.
É preciso também ter atenção a sites que te redirecionam para que se registre dados pessoais e bancários. Nunca faça downloads de aplicativos por meio de sites, optando sempre por utilizar as plataformas oficiais, como Google Play e Apple Store.
Reparou em movimentações suspeitas ou algo parecido em seus aplicativos bancários? Entre imediatamente em contato com a instituição bancária.

-
Cotidiano10 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Economia8 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades1 dia atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou