Conecte-se conosco

Empresas

Aprenda a se prevenir do golpe que utiliza sites falsos da Enel

Muitas pessoas caíram em golpes onde os criminosos se utilizam de sites similares ao da Enel. Confira como se proteger.

Publicado

em

Mais um golpe está sendo aplicado na praça, dessa vez utilizando a Enel Distribuição Rio como forma de roubar dados das vítimas e dinheiro via Pix. O pior de tudo é que o site falso é o primeiro a aparecer nas buscas da internet.

Os criminosos criaram sites e perfis fakes muito parecidos com o site original, onde solicitam dados para emitir documentos, e solicitam até mesmo pagamentos por Pix, sendo que essa modalidade de pagamento não é aceita na empresa.

A maior reclamação dos clientes, no entanto, é que quando pesquisam pela empresa em buscadores como Google, Yahoo ou Bing, o primeiro resultado a aparecer é justamente o site falso, o que induz o clique e facilita a aplicação do golpe.

Para evitar clicar em links errados, salve o site oficial da empresa, que é www.enel.com.br. Sabendo disso, evite digitar o nome da Enel nos buscadores e clicar em uma das opções, e prefira digitar diretamente esse endereço na barra de pesquisa.

Além disso, sempre confira se há um cadeado ao lado do link do site que você está acessando, pois sites falsos não possuem esse tipo de proteção. Alguns clientes que passaram pelo golpe notaram que no endereço havia um @, então preste atenção nisso quando for entrar no site.

Outro modo de garantir sua segurança ao entrar em contato com a Enel é baixando o aplicativo oficial da empresa. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS, e deve ser baixado pela loja de aplicativos do seu celular.

A empresa também possui contas nas principais redes sociais, todos eles com o nome Enel Brasil. Você pode encontrar os perfis oficiais no Facebook, Instagram e Twitter, onde os usuários podem ser redirecionados para os canais oficiais da empresa.

Mas sempre fique atento ao símbolo de verificação presente nas redes, pois ele é o principal instrumento que comprova a veracidade da página. Além disso, verifique a data em que o perfil foi criado, a qualidade das imagens postadas e a linguagem utilizada.

A linguagem também deve ser levada em conta em outros canais, como e-mails e mensagens. Nesses casos, verifique se o site solicita algum código de confirmação, pois a Enel nunca solicita senhas nem esse tipo de confirmação.

Antes de fazer o pagamento de um boleto recebido, confira se ele está identificado com Enel, Banco do Brasil ou Itaú, pois são as únicas opções da empresa

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS