Conecte-se conosco

Tecnologia

Google: agora dá pra saber a verdade sobre aquela foto

Companhia lançou a ferramenta ‘About this image’, que informa, dentre outras coisas, se uma imagem foi gerada por inteligência artificial.

Publicado

em

O Google anunciou uma novidade que vai facilitar a vida de quem busca por mais dados de confirmação e contextualização de imagens que são divulgadas na internet.

A nova função vai permitir, basicamente, que uma pessoa consiga identificar a origem de uma foto e o contexto em que ela foi veiculada.

Essa possibilidade, com certeza, será importante para favorecer a propagação de informações verídicas e reduzir a quantidade de notícias falsas, inclusive sobre o atual conflito entre o estado de Israel e o grupo terrorista Hamas.

Ferramenta ‘About this image’

O nome dado pelo Google para a nova ferramenta foi “About this image”, que em tradução literal significa “Sobre esta imagem”. Ela já começou a ser liberada gradualmente.

Ao utilizá-la, o usuário terá a chance de fazer uma busca reversa, ou seja, ele próprio poderá pesquisar dados que expliquem melhor o contexto da imagem, assim como a veracidade dela.

Ao se deparar com uma foto na página de busca do Google, você terá a chance de clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito e selecionar a opção “About this image”.

Além do contexto e da origem, a pessoa terá acesso, ainda, a metadados que estão associados à imagem e como ela foi descrita ou trabalhada por sites no decorrer do tempo.

A ferramenta vai ajudar, inclusive, a identificar se a imagem foi gerada por inteligência artificial, algo que vem se tornando recorrente, conforme o avanço das ferramentas de IA.

Futuro

O novo recurso ainda não está integrado a todas as ferramentas e aos serviços do Google, mas a tendência é que isso seja aplicado no futuro.

Até então, ele está disponível somente para usuários que moram no Reino Unido. A expectativa é de que ele seja expandido e liberado para o público dos demais países em breve.

Com certeza, vale a pena ficar de olho e utilizá-lo quando for liberado no Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS