Política
Google confirma proibição de anúncios de políticos nas eleições de outubro
Companhia é uma Big Tech.
O Google anunciou que não permitirá a veiculação de anúncios políticos durante as eleições municipais de outubro. Essa decisão foi tomada em conformidade com uma resolução aprovada em fevereiro deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que visa restringir o uso de inteligência artificial (IA) e implementar medidas de combate à circulação de informações falsas ou descontextualizadas.
Em comunicado, o Google explicou que a restrição aos anúncios políticos entrará em vigor em maio, acompanhando a implementação das resoluções do TSE. A empresa reafirmou seu compromisso com a integridade das eleições, afirmando que continuará a colaborar com as autoridades nesse sentido.
Conforme as diretrizes do TSE, as redes sociais devem adotar medidas para evitar ou reduzir a disseminação de informações falsas ou descontextualizadas. Plataformas que não removerem conteúdos antidemocráticos ou com discurso de ódio, como manifestações racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.
Além disso, a resolução regulamenta o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais. Ela proíbe a manipulação de conteúdo falso para criar ou alterar imagens ou vozes de candidatos, com o intuito de prejudicar ou beneficiar determinadas candidaturas. Também está vedado o uso de chatbots (programas de computador que simulam conversas com pessoas) e avatares (representações virtuais) para intermediar a comunicação das campanhas com eleitores reais.
O objetivo dessas medidas é evitar a propagação de montagens de imagens e áudios gerados por aplicativos de inteligência artificial, que poderiam manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com o processo eleitoral.
A empresa
O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Inicialmente, o Google começou como um mecanismo de busca na internet, mas ao longo dos anos expandiu seu alcance e diversificou seus produtos e serviços.
Hoje, o Google é uma subsidiária da Alphabet Inc., uma holding multinacional que abriga várias empresas, sendo o Google uma das mais proeminentes. Além do mecanismo de busca, o Google oferece uma ampla gama de serviços.

-
Tecnologia8 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia5 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo16 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira