Tecnologia
Google e Vodafone anunciam parceria
Ambas as companhias atuam em tecnologia.
A Vodafone e a Google firmaram uma nova parceria estratégica de dez anos, com o objetivo de aprofundar a colaboração em diversas áreas-chave. Um dos principais focos da parceria será a integração das tecnologias de inteligência artificial generativa da Google em serviços da Vodafone, como na plataforma de TV, além de incorporar ofertas da gigante americana em serviços utilizados tanto externamente quanto internamente pela operadora. Outro aspecto relevante é a utilização dos recursos da Google Cloud, tanto para consumo interno quanto para atendimento ao cliente.
Avaliada em mais de US$ 1 bilhão, a parceria tem como objetivo beneficiar os clientes da Vodafone em 15 países na Europa e na África, além de gerar vantagens internas para ambas as empresas. Na esfera da IA generativa, a colaboração se concentrará em áreas como a televisão, onde a Vodafone pretende oferecer serviços mais personalizados, incluindo pesquisa aprimorada de conteúdos e recomendações, e, no futuro, serviços de publicidade que integrem o Google Ad Manager, também contando com as capacidades da Google Cloud.
Google e Vodafone
Além disso, a Vodafone se comprometeu a distribuir os smartphones Pixel da Google na Europa, proporcionando suporte aos usuários na utilização das tecnologias de IA generativa. Em contrapartida, a Google auxiliará na capacitação dos colaboradores da Vodafone para maximizar a utilização interna das ferramentas de GenAI.
“A Vodafone e a Google trabalharão juntas para aprimorar e expandir a gama de produtos e serviços disponíveis nas lojas e online, com foco em uma experiência renovada para o cliente, baseada nos benefícios da IA”, afirmaram as empresas em um comunicado. Equipes das duas companhias também estão desenvolvendo novas oportunidades para integrar a experiência do YouTube nos serviços de TV da Vodafone.
Planos
Até 2025, a Vodafone pretende lançar planos de assinatura do Google One AI Premium em mercados selecionados e fortalecer a integração de outros serviços de assinatura da Google. A colaboração entre as duas empresas já é histórica, abrangendo várias áreas, como a criação de um repositório de dados (data lake) que armazena informações da Vodafone e serviços de IA no Google Cloud. Com a extensão da parceria, a Vodafone passará a utilizar a plataforma Vertex AI do Google Cloud para desenvolver, implementar e escalar modelos de machine learning e aplicativos de IA, utilizando a tecnologia dos modelos Gemini da Google.
Na área de segurança, o acordo inclui a utilização da plataforma de operações de segurança do Google Cloud para criar uma solução de segurança nativa na nuvem destinada a clientes empresariais, com o início dos trabalhos previsto para breve. Essa plataforma fornecerá gerenciamento de incidentes e eventos de segurança, além das mais recentes ferramentas de proteção baseadas em software, e será usada pela Vodafone para desenvolver novos produtos e serviços no futuro.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas19 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?