Empresas
Google se queixa da Microsoft em processo antitruste
Formalizou à União Europeia.
O Google apresentou uma queixa antitruste à Comissão Europeia dia 25, acusando a Microsoft de utilizar contratos de licenciamento injustos para prejudicar a concorrência no setor de computação em nuvem, um mercado multibilionário. No centro da reclamação, o Google alega que a Microsoft usa termos de licenciamento que “aprisionam” os clientes, limitando sua liberdade de escolha e controle no mercado de nuvem.
A queixa afirma que a Microsoft, por meio de seus produtos amplamente usados, como o Windows Server e o Microsoft Office, dificulta a utilização de plataformas de infraestrutura em nuvem que não sejam sua própria oferta, o Azure. O Google argumenta que as restrições impostas nos contratos de licenciamento da Microsoft tornam mais complicado para os clientes transferirem suas cargas de trabalho para provedores de nuvem concorrentes, mesmo quando não existem barreiras técnicas para isso.
Segundo o Google, empresas e organizações públicas na Europa estariam pagando até 1 bilhão de euros por ano em multas de licenciamento devido às dificuldades impostas pela Microsoft para migrarem para outros serviços de nuvem. Esse dado foi citado a partir de um estudo de 2023 realizado pela CISPE, uma entidade comercial do setor de computação em nuvem.
A queixa do Google surge após a CISPE e seus membros terem fechado um acordo com a Microsoft em julho, o que levou a empresa a realizar mudanças para abordar preocupações com a concorrência. Em resposta à nova reclamação, a Microsoft expressou sua expectativa de que a Comissão Europeia rejeite o caso do Google, destacando que preocupações semelhantes já haviam sido resolvidas com outros provedores de nuvem europeus.
O Google, que é o terceiro maior provedor de serviços de computação em nuvem, atrás da Amazon Web Services e do Microsoft Azure, acusa a Microsoft de prejudicar a inovação e a segurança cibernética com essas práticas.
(Com Agências Internaiconais).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia24 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz