Conecte-se conosco

Economia

Governo agenda leilão para suprimento de energia a sistemas isolados em 2021

Leilão comprará energia e potência para atender ao Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Publicado

em

O Ministério de Minas e Energia publicou as orientações para a realização de um leilão em março de 2021 que objetiva assegurar o suprimento de eletricidade para os sistemas isolados, como são conhecidas as regiões não conectadas ao sistema interligado brasileiro.

De acordo com publicação feita no Diário Oficial da União desta quinta-feira, o leilão comprará energia e potência para atendimento dos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

No certame, investidores em geração poderão apresentar propostas de suprimento separadas em cinco lotes para atender à demanda futura dessas regiões, por períodos que variam de 28 a 180 meses.

As distribuidoras de energia Energisa Acre, Amazonas Energia, Equatorial Pará, Energisa Rondônia e Roraima Energia são as compradoras do leilão, que poderá contar co mais de uma sessão pública, desde que todas aconteçam em março.

É possível propor o uso misto de fontes de geração e tecnologias, incluindo gás, renováveis e sistemas de armazenamento. Para disputar a licitação, o interessado deve apresentar a documentação até 4 de dezembro.

Uma receita fixa anual e remunerações pelo custo variável de operação das instalações viabilizadas deverão ser previstas nos contratos.

Segundo o edital, serão classificadas pelo menor preço de venda as soluções de suprimento, levando em consideração a expectativa de preços futuros dos combustíveis para período de dez anos, com base em metodologia a ser definida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS