Política
Governo Lula: Ministro do Desenvolvimento Social fala sobre consignado do Auxílio Brasil
Wellington Dias, novo ministro do governo Lula, fala sobre reorganizar a situação dos beneficiários que pegaram empréstimos consignados.
Ano passado, o antigo governo aprovou uma emenda que permitia aos beneficiários do Auxílio Brasil realizarem empréstimos consignados com o programa social.
Ao ter o projeto aprovado, os especialistas da área criticaram duramente o posicionamento do governo, visto que seria prejudicial para a economia ter esse mecanismo ligado aos grandes bancos.
Passado o período eleitoral e com a vitória de Lula, o atual ministro do desenvolvimento social, Wellington Dias, falou sobre como dar a volta por cima da situação construída a partir dos empréstimos ligados ao programa social.
Durante a entrevista, o ministro trouxe uma fala que busca tranquilizar os beneficiários. Agora, com a nova formação da equipe por trás do principal programa social do país, as famílias que fazem parte do Bolsa Família temem pelo fim do empréstimo consignado que foi exclusivo para o grupo.
O programa, que consiste na utilização de até 40% do valor das parcelas do auxílio como forma de ofertar empréstimos com juros de até 3,5% ao mês, sofreu grandes críticas dos especialistas do setor. Quanto às inseguranças dos bancos, demonstraram uma péssima ideia.
Em busca de trazer tranquilidade aos beneficiários que fizeram uso do sistema de empréstimo o ministro Dias comentou:
“Vamos ter que tratar isso dentro do programa que vamos cuidar dos endividados, onde se terá um fundo garantidor para permitir condição mais adequada. Veja que são juros de agiotagem, que não são praticados para outras pessoas. Tudo isso nós vamos tratar com responsabilidade, compreendendo que temos pessoas que foram levados a essa situação”.
É possível que a equipe decida cancelar a modalidade em questão com o benefício, onde busca a resolução dos empréstimos que já foram feitos. Os resultados da investida do governo anterior totalizaram, apenas no dia 1° de novembro, cerca dê 9,5 bilhões de reais em empréstimos consignados.
Estes dados, referentes ao custo da modalidade vinculada ao benefício, foram divulgados através do Departamento de Direitos Civis que integram o relatório final do grupo técnico responsável pelo Desenvolvimento Social da Equipe de Transição.
Os beneficiários do programa Auxílio Brasil/Bolsa Família, são cidadãos que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, já o Benefício de Prestação Continuada (BPC) está ligado a pessoas com mais de 65 anos.
Segundo dados da imprensa, uma parcela dos beneficiários utilizou os empréstimos para compras de supermercado, festas de final de ano e pagamento de algumas contas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp